Cotidiano

Unidade móvel de prevenção do câncer leva saúde aos trabalhadores

Da Redação ·
Unidade móvel de prevenção do câncer atendeu trabalhadores em Apucarana
Unidade móvel de prevenção do câncer atendeu trabalhadores em Apucarana

Entre os dias 16 e 18 de janeiro, os trabalhadores do setor do metalmecânico, de Apucarana e região, realizaram exames gratuitos para prevenção do câncer.  Trata-se de uma ação do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico e Autopeças de Apucarana (Sindimetal), em parceria com Sesi Paraná, que disponibilizou uma carreta adaptada com laboratório e consultório médico.  

continua após publicidade

A carreta faz parte do programa “Cuide-se +” e atende as indústrias associadas, do Sindimetal Apucarana realizando exames de mamografia, colo do útero (papanicolau), próstata (PSA - exame de sangue) e pele, gratuitamente para os colaboradores.

“A intenção desta ação de cidadania, é meramente informativa e preventiva, sendo que cada vez mais aumentam os casos de câncer na população brasileira e desta forma, podemos diagnosticar tal doença em seu estado inicial, salvando vidas", acrescenta o presidente do sindicato José Carlos Bittencourt. 

continua após publicidade

A unidade móvel tem capacidade para realizar até 120 exames por dia. A equipe é formada por profissionais treinados, que realizam os procedimentos e encaminham o material coletado para hospitais e laboratórios credenciados ao Sesi no Paraná. 

Os laudos emitidos após o diagnóstico retornam aos profissionais da Unidade Móvel, que entregam os resultados normais aos trabalhadores e orientam o encaminhamento com os resultados alterados para os planos de saúde e ou parceiros do projeto.