Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Cotidiano

Criança é envenenada por taturana no Paraná

.

Enquanto algumas lagartas causam apenas dor intensa, outras podem provocar reações graves e até levar a morte. Foto: Antonio Costa / Gazeta do Povo
Enquanto algumas lagartas causam apenas dor intensa, outras podem provocar reações graves e até levar a morte. Foto: Antonio Costa / Gazeta do Povo

A 10ª Regional da Saúde de Cascavel (oeste do Paraná) confirmou que uma criança residente em Quedas do Iguaçu, na mesma região do estado, foi envenenada por uma lagarta na quinta-feira (18). Ela já foi submetida ao tratamento com soro e passa bem. Médicos alertam que é necessário ficar alerta para evitar o contato com a lagarta, pois o envenenamento pode levar à morte caso não seja tratado rapidamente e de forma correta. 

Os acidentes com uma espécie agressiva de taturana estão preocupando moradores das regiões oeste e sudoeste do Paraná e do noroeste de Santa Catarina. Em contato com a pele do ser humano, a taturana libera toxinas que podem provocar, nos casos mais graves, quadro hemorrágico e risco de morte. 

Vários casos
Um jardineiro de Coronel Vivida (sudoeste do Paraná) podava árvores e quando começou a recolher os galhos cortados encostou em uma lagarta Lonomia conhecida como taturana. Ele procurou o médico após sentir uma forte ardência na mão. 

Na unidade de saúde um exame de sangue foi solicitado e comprovou o veneno da lagarta na vítima. O homem recebeu ampolas de soro e permaneceu em observação. 

Uma morte
Naquela região já foram confirmados três casos de contato com essa lagarta. Já na cidade de Dionísio Cerqueira em Santa Catarina, divisa com o Paraná, uma mulher morreu após ter contato com uma taturana.

Calor favorece
Quando o calor aumenta, aumenta com o número de casos de envenenamento por animais peçonhentos , inclusive lagartas. A informação é do Centro de Controle de Envenenamento , vinculado à Secretaria de Saúde do Paraná. Como explicar Tânia Portella Costa, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental - Zoonoses e Intoxicações da Secretaria de Estado de Saúde, de novembro a março que estes animais estão mais ativos e, portanto, uma chance de contato com humanos é maior.

"Na verdade o envenenamento é causado pela penetração das cerdas das lagartas na pele . Ocorre uma inoculação dessa toxina, que pode determinar localidades ou sistêmicas, não caso do gênero lonomia ", diz Tânia. Como reações sistêmicas, alguns tipos de hemorragia, alteração de tempo de coagulação , entre outros problemas.

Embora a maior parte dos casos apresente apenas os sintomas no local de contato, é fundamental procurar ajuda médica sempre que houver algum incidente envolvendo lagartas.

Com informações dos portais Catve e GazetadoPovo

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber