Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Drone salva banhistas em 1ª operação de resgate no mar; veja vídeo

.

Drone ajudou a salvar dois banhistas nesta quinta-feira (18) na Austrália - Foto: News Corp Austrália
Drone ajudou a salvar dois banhistas nesta quinta-feira (18) na Austrália - Foto: News Corp Austrália

Um drone resgatou banhistas em uma praia da Austrália, nesta quinta-feira (18), em uma operação considerada pioneira no desenvolvimento da tecnologia para salvamentos no mar. Dois rapazes ficaram em situação difícil diante de ondas de três metros, em Lennox Head, no sul da cidade de Brisbane, enquanto salva-vidas se preparavam para testar o equipamento, cujas funções haviam sido adaptadas para evitar afogamentos.

O objetivo era realizara um treino de retirada de banhistas de situações de perigo até a areia. Mas o treino se tornou um resgate real quando um espectador notou que dois homens nadavam fora da área demarcada como segura, conforme um comunicado divulgado pelas autoridades australianas. Eles tentavam manter a cabeça fora d'água em meio a fortes ondas.


Os salva-vidas então lançaram o drone, o posicionaram perto dos banhistas e jogaram sobre eles um bote inflável. A estrutura se expandiu e permitiu que os dois jovens nadassem até a costa.

Primeira vez
"Nunca antes um drone equipado com um artigo inflável foi usado para resgatar banhistas assim", enfatizou John Barilaro, um dos responsáveis pela corporação de socorristas do estado de New South Wales.

O resgate durou pouco mais de um minuto. Apesar de cansados e assustados, os dois banhistas não sofreram ferimentos. Se o resgate fosse feito por salva-vidas a nado, o salvamento seria bem mais demorado.

Investimento
Barilaro acrescentou que o governo do estado investiu US$ 343 mil (o equivalente a R$ 1,3 milhão) em testes na tecnologia drone, em dezembro. A Austrália, com quase 24 milhões de moradores na região litorânea, registrou 40 afogamentos no último verão contra 69, no anterior.

Há estudos ainda que apontam os drones como ferramenta eficazes para identificar tubarões em praias do país e assim alertar banhistas com antecedência.

As informações são do portal surflifesaving.com

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber