MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Portal da Transparência teve 615 mil acessos em 2017

O número de acessos ao Portal de Transparência do Governo do Paraná foi de 615.189 em 2017. Neste período, foram visitadas cerca de 5,5 milhões de páginas no portal. Entre os assuntos mais pesquisados estão remuneração de pessoal (37,45%), despesas (1,52%

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2018, 16:36:00 Editado em 15.01.2018, 16:40:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de acessos ao Portal de Transparência do Governo do Paraná foi de 615.189 em 2017. Neste período, foram visitadas cerca de 5,5 milhões de páginas no portal. Entre os assuntos mais pesquisados estão remuneração de pessoal (37,45%), despesas (1,52%) e licitações (0,89%). Até 2016, as buscas eram predominantemente relacionadas aos gastos com pessoal (38%), remuneração (20,44%), ou seja, vinculadas ao mesmo assunto. Mesmo que timidamente, os números mostram que o perfil dos usuários que acessam o site vem mudando.

continua após publicidade

De acordo o diretor-geral da Controladoria Geral do Estado, Gerson Luiz Ferreira, os números revelam que o portal está cumprindo com o papel de informar a população. “Devido às atualizações constantes conseguimos avançar na transparência do Estado e no controle social. É uma premissa do governador Beto Richa: trazer a população para perto do governo”, diz.

O portal é gerenciado pela Secretaria de Estado da Comunicação Social, mas a atualização envolve todas as áreas da administração. “O governo tem desenvolvido ferramentas para que o cidadão tenha cada vez mais facilidade de acesso às informações públicas”, informa o secretário Deonilson Roldo, que também preside o Comitê de Qualidade da Gestão do Governo do Estado. “A transparência é uma diretriz deste governo e a busca pelo aprimoramento do portal é contínua”.

continua após publicidade

Na plataforma, é possível acessar informações completas sobre as receitas e despesas do governo de forma detalhada, planejamento e orçamento e sobre investimentos em programas sociais. Além disso, o usuário pode visualizar os dados sobre licitações, contratos, bens imóveis, arrecadação e da folha de pagamento entre outros.

FUNCIONALIDADE - O portal da Transparência do Paraná foi lançado em 2012. A versão atual entrou no ar em 2016 e no ano passado passou por mais atualizações. O Portal ganhou novos menus e oferece aos usuários a possibilidade de gerar gráficos interativos para visualizar os dados sobre licitações, contratos e bens imóveis, facilitando a busca de informações. Além disso, as despesas com a folha de pessoal foram detalhadas, permitindo saber o gasto mensal por quadro funcional ou instituição e fornecendo histórico dos últimos meses.

Segundo o diretor, todas essas melhorias facilitam na busca de informações. “Quando o usuário busca o link de arrecadação do estado, por exemplo, ele tem acesso ao valor arrecado e consegue visualizar, também, onde está sendo aplicado o dinheiro. O site inclui gráficos e links para facilitar na leitura dos dados”, ressalta.

RECONHECIMENTO – Em junho de 2017, o Portal da Transparência do Estado foi reconhecido pelo Comitê de Olho na Transparência, organização formada por representantes de órgãos da sociedade civil, como um dos mais eficientes e ágeis do Paraná. De acordo com a avaliação da entidade, o portal leva, de forma rápida, informações descomplicadas aos cidadãos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Portal da Transparência teve 615 mil acessos em 2017"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!