Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Cotidiano

Aprenda a cultivar ervas aromáticas em casa

.

Aprenda a cultivar temperos em casa. Foto: Reprodução
Aprenda a cultivar temperos em casa. Foto: Reprodução

As ervas aromáticas adaptam-se muito bem a todo tipo de solo, por isso é uma grande ideia cultivá-las em casa. O primeiro passo para dar início ao planejamento de uma horta em casa ou apartamento é escolher bem o local onde ela será montada. É fundamental para o desenvolvimento das plantas que o local receba luz solar direta, ou até mesmo indireta grande parte do dia. A maioria das espécies necessita de pelo menos quatro horas diárias de exposição ao sol, preferencialmente o da manhã ou do fim da tarde.

Manjericão
É muito simples de plantar, só é necessário colocá-lo onde receba sol direto e regar frequentemente. O que devemos considerar é que se trata de uma planta anual, ou seja, que devemos plantar de novo cada ano. Uma das formas de plantar é fazer um viveiro para depois transplantá-las a um vaso ou jardineira.

Cebolinha
A cebolinha cresce melhor em temperaturas indo de 13°C a 24°c, mas há cultivares que podem suportar baixas temperaturas e há cultivares que podem crescer bem em altas temperaturas. Para o bom desenvolvimento ela necessita de luz solar direta por ao menos algumas horas diárias. Em relação ao solo, deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Ela se desenvolve bem em diversos solos, menos solos sujeitos a encharcamento e os muito ácidos. Por tal motivo, o solo deve ser irrigado com frequência mas nunca de maneira que fique encharcado. A colheita de folhas da cebolinha pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio. As folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base, e não pela metade. A planta também pode ser colhida inteira, para aproveitamento do pseudocaule. Neste caso a colheita é realizada por alguns horticultores cerca de 3 meses após o plantio, enquanto outros deixam a planta crescer por 9 meses ou mais.


Alecrim
Esta planta aromática pode ser plantada facilmente em casa, tanto em vasinhos como em um arbusto no jardim. Precisa de poucos cuidados e adapta-se a todo tipo de clima, apesar de preferir os mais cálidos e secos. Coloque o vaso do alecrim num local em que a planta receba luz solar em abundância durante a maior parte das horas do dia. 

Salsa
Com um vaso, um pouco de terra, umas sementes, regando com frequência e oferecendo uma boa dose de sol, poderemos cultivar salsinha de maneira rápida e simples. Deve regar o vaso de salsa com frequência, mas tenha atenção para não regar demasiado de modo a ficar encharcada, uma vez que poderiam criar-se fungos. Por isso é conveniente uma rega com frequência mas em poucas quantidades. Para obter um ramo compacto e suave não deve deixar nascer as flores. Deve arrancá-las quando começarem a aparecer. Ou então, pode preparar outro vaso com terra e quando as primeiras florescerem, deixe cair as sementes das flores sobre a terra e assim terá salsa para o ano seguinte no segundo vaso.

Orégano
O orégano é o tempero de muitos pratos e em qualquer estabelecimento podemos encontrar suas folhas secas e prontas para enfeitar a comida, mas sempre será bem mais saboroso se nós mesmos o plantamos. O orégano é uma planta muito resistente, por isso não será nada complicado para você cuidá-la para que ela cresça forte e saudável.


Louro
O louro também pode ser plantado a partir de sementes em um pequeno vaso. No entanto, como ele cresce bastante, pode ser necessário transferi-lo para um espaço maior, de acordo com o seu desenvolvimento. O ideal é colocá-lo perto de uma janela que não receba luz solar direta. Ele também precisa de boa ventilação e não muita água.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber