Mais lidas
Cotidiano

Consumir peixe leva a um sono melhor, indica pesquisa

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um artigo publicado recentemente no periódico científico "Scientific Reports" mostrou que se alimentar de peixes pode ser um dos fatores por trás de uma boa noite de sono.

O estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi realizado com crianças chinesas e apresentou a existência de uma correlação entre o consumo regular de peixes e um sono de boa qualidade, resultado atribuído à substância ômega 3, presente em abundância nos peixes.

Os cientistas mostraram que em decorrência do melhor descanso, essas crianças apresentaram melhor desempenho em testes de raciocínio lógico.

Já se conhecia, por meio de modelos animais, a participação do Ômega 3 no desenvolvimento da inteligência no nível molecular; faltava, porém, entender de que maneira a substância melhorava a performance cognitiva.

De acordo com o artigo, essa associação pode ser mediada por um sono de boa qualidade.

Participaram do estudo 541 crianças chinesas em idade escolar, acompanhadas durante três anos.

Os pesquisadores pediram a elas, dos 9 aos 11 anos, para descrever seus hábitos alimentares, incluindo a frequência com que consumiam peixes. Os pais das crianças, por sua vez, foram entrevistados acerca dos padrões de sono de seus filhos.

Os cientistas então aplicaram testes de raciocínio lógico quando as crianças completaram 12 anos.

Eles encontraram uma ligação entre o consumo regular de peixes e uma noite de sono de boa qualidade, o que estaria por trás de um melhor desempenho em testes de raciocínio.

Segundo os pesquisadores, embora o estudo tenha sido feito com crianças, é razoável imaginar que os resultados também se verifiquem em adultos.

De acordo com os autores da pesquisa, consumir peixe uma vez por semana já seria suficiente para melhorar as funções cerebrais e, sobretudo, ter um bom descanso durante a noite.




×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber