MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Homens devem ser livres para abordar mulheres, defende Catherine Deneuve

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A atriz francesa Catherine Deneuve é uma das mais de cem mulheres que assinam uma carta se manifestando contra o que o texto chama de "denuncismo" de assédios sexuais pós-Harvey Weinstein. O manifesto, publicado no jornal fra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.01.2018, 17:25:00 Editado em 09.01.2018, 17:25:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A atriz francesa Catherine Deneuve é uma das mais de cem mulheres que assinam uma carta se manifestando contra o que o texto chama de "denuncismo" de assédios sexuais pós-Harvey Weinstein.

continua após publicidade

O manifesto, publicado no jornal francês "Le Monde", afirma que homens devem ser "livres para abordar" mulheres.

O texto é assinado por escritoras, atrizes e acadêmicas francesas e afirma que a "caça às bruxas" ameaça a liberdade sexual.

continua após publicidade

Em um dos trechos, a carta afirma que o estupro é crime, mas que "seduzir alguém, ainda que de forma insistente", não é.

Entre as signatárias estão Catherine Millet, autora do livro "A Vida Sexual de Catherine M.". O manifesto prega que as mulheres deveriam se unir contra outro oponente, os "inimigos da liberdade sexual", como extremistas religiosos e reacionários.

O jornal britânico "The Guardian", que também noticiou o manifesto, lembra que Deneuve criticou os métodos das militantes do movimento #MeToo, de oposição à onda de assédios.

continua após publicidade

"É excessivo", disse a atriz de 74 anos, intérprete de filmes como "A Bela da Tarde" (1967), de Luis Buñuel.

A publicação do manifesto ocorre dois dias depois da cerimônia do Globo de Ouro, que foi tomada por protestos contra a onda de assédios: atrizes se vestiram de preto e a apresentadora Oprah Winfrey, homenageada da noite, fez um discurso contra o machismo.

Desde outubro do ano passado, após reportagens do "New York Times" e da "New Yorker", nomes poderosos da indústria foram acusados de cometer estupros e assédios contra várias mulheres. Entre eles estão o produtor Harvey Weinstein, o ator Kevin Spacey e, mais recentemente, o ator James Franco.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Homens devem ser livres para abordar mulheres, defende Catherine Deneuve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!