Mais lidas
Cotidiano

Pesquisadora descobre o primeiro tubarão 'vegetariano'; veja vídeo

.

Uma pesquisadora da Universidade da Califórnia, Samantha Leigh, em um estudo que examinava vários exemplares de tubarões-martelo-panã — uma espécie de tubarão-martelo — descobriu que esses animais marinhos se alimentam ativamente de algas e são capazes de digeri-las facilmente. Assim, este animal tornou-se o primeiro tubarão "vegetariano", conforme o jornal científico Earth Touch News. 

A cientista decidiu investigar a capacidade digestiva destes animais marinhos, depois que alguns pesquisadores encontraram algas marinhas no estômago de vários tubarões desta espécie no golfo do México. Embora a descoberta tenha ocorrido em 2007, a causa nunca foi inteiramente clara.

No âmbito de seu experimento, Leigh capturou vários tubarões-martelo-panã. Com a intenção de submetê-los a uma dieta baseada em 90% de alga marinha marcada com carbono-13 (permitindo saber se os nutrientes das algas são absorvidos no sangue e tecidos), e assim provar a capacidade desses animais para obter nutrientes e decompor a comida vegetal.

Os resultados do estudo foram muito positivos: o experimento demonstrou que os tubarões não só comem algas, mas também são capazes de absorver seus nutrientes. 

Leigh descobriu que 50% de todas as algas consumidas foram digeridas e decompostas pelo intestino, enquanto o resto simplesmente foi excretado.

As informações são da Agência de Notícias Sputnik


×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber