Facebook Img Logo
Mais lidas
Cotidiano

Simepar confirma que tornado atingiu área rural no Paraná; veja vídeo

.

Image Background

O Instituto Tecnológico Simepar confirmou que um tornado atingiu propriedade rural em Vila Flórida, em Toledo (oeste do Paraná), na tarde de sábado (6). A tempestade classificada como F1, durou menos de quatro minutos e os ventos passaram de 110 km/h. 

De acordo com o que foi relatado por populares, o vento forte arrancou o telhado de um chiqueirão e provocou muitos danos materiais. Não houve relatos de vítimas e o Corpo de Bombeiros não chegou a ser acionado. 

A classificação de tornados vai de F0 a F5. O que atingiu Toledo é caracterizado por ventos entre 115 km/h e 175 km/h, pode destelhar casas, tombar caminhões e desviar carros em movimento de estradas.

Saiba como funciona a classificação de tornados: 

F0 - Ventos com velocidade entre 65 km/h e 115 km/h. Podem causar danos leves, como prejuízos em chaminés, arrancar galhos e árvores ou destruir placas e cartazes.

F1 - Ventos entre 115 km/h e 175 km/h. Danos moderados. Podem destelhar casas, tombar caminhões e desviar carros em movimento de estradas.

F2- Ventos com velocidade entre 175 km/h e 250 km/h. Danos consideráveis. Telhados inteiros são levantados, grandes árvores, arrancadas. Objetos viram mísseis.

F3 - Entre 250 km/h e 330 km/h. Danos severos. Derrubam telhados e paredes. Descarrilam e tombam trens. Arrancam árvores e as erguem do chão e atiram longe carros pesados.

F4 - Velocidades dos ventos entre 330 km/h e 415 km/h. Danos devastadores. Podem demolir casas. Carros e edifícios com fundações frágeis são atirados a distância.

F5 - Velocidades entre 415 km/h e 510 km/h. Danos inacreditáveis. Arrancam e atiram longe casas. Carros vão parar a mais de 100 metros de distância.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Cotidiano

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber