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ARTE - Tire outras dúvidas sobre as novas regras de apps em SP

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1- O que acontece se o motorista não se adequar às regras?

Se flagrado, poderá ter o carro apreendido pela prefeitura

2 - Quem fará essa fiscalização?

A prefeitura por meio de apenas 94 fiscais. Eles já fiscalizam 38 mil táxis e agora terão de monitorar entre 150 mil e 300 mil

veículos de aplicativos

3 - Que tipo de punições estão previstas aos aplicativos?

Esse é um buraco na nova regra, já que não há nada claro. A prefeitura diz que, se o aplicativo desrespeitar rotineiramente as regras, seu caso poderá ser analisado por um conselho municipal que decidirá pela aplicação de multas ou até a suspensão do direito para o aplicativo rodar na cidade

4 - Quais são temas do curso obrigatório?

Segurança no transporte, direção defensiva, atendimento a gestantes, idosos e pessoas com deficiência, higiene do veículo, mecânica e elétrica automotiva básica, primeiros socorros e até geolocalização (ou seja, saber se orientar na cidade, mesmo sem o uso de aplicativos de GPS)

5 - O motorista que não fizer o curso poderá continuar trabalhando?

Pelas novas regras, não. A única exceção é para o período de 30 dias do curso

6 - O que dizem os aplicativos e motoristas sobre os cursos?

Até a última semana, eles reclamavam que os locais de aplicação das aulas foram divulgados em cima da hora. Após pressão, a prefeitura permitiu que todo o curso fosse feito à distância. Resta saber se os aplicativos fornecerão seus cursos

7 - Muitos motoristas de aplicativos trabalham com carros de locadoras com placas de belo horizonte e curitiba, por exemplo. esses também serão vetados?

Sim. Eles só poderão atuar com veículos emplacados na cidade de São Paulo

8 - Carros com placa de são paulo poderão pegar passageiros no aeroporto de cumbica, em guarulhos?

Sim, normalmente, isso porque a cidade de Guarulhos não impôs nenhuma limitação nos moldes de São Paulo

9 - Os aplicativos conseguem bloquear motoristas não enquadrados na regulação apenas na cidade de sp? ou seja, eles seguiriam liberados para pegar passageiros em outros municípios?

A reportagem questionou as três maiores empresas do ramo (Uber, 99eCabify), mas nenhuma delas respondeu se isso é possível ou se isso será feito. Sabe-se, porém, que em pontos mais violentos, os aplicativos conseguem bloquear corridas, por exemplo.

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