MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Apesar de apoio, relação com judeus tem contradições

DIOBO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - A interação entre evangélicos e a direita israelense é marcada por posições contraditórias e por vezes irreconciliáveis. A situação é complicada pela existência de diversos grupos evangélicos que não compartilh

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.01.2018, 08:05:00 Editado em 07.01.2018, 08:05:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOBO BERCITO

continua após publicidade

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - A interação entre evangélicos e a direita israelense é marcada por posições contraditórias e por vezes irreconciliáveis. A situação é complicada pela existência de diversos grupos evangélicos que não compartilham das mesmas crenças e, por exemplo, divergem sobre o futuro de Jerusalém e Israel.

As correntes evangélicas que apoiam Israel e se mobilizaram para que os EUA reconhecessem Jerusalém como a capital israelense acreditam que a presença de judeus na Terra Santa é uma condição necessária para acelerar o fim do mundo -algo em que judeus não acreditam.

continua após publicidade

"A maior parte da direita israelense, apesar de aceitar essa ajuda, não sabe bem quais são as crenças dos evangélicos ou não as levam a sério", diz Gershom Gorenberg, jornalista especializado no tema.

"A postura pró-Israel também inclui uma perspectiva de que todos os judeus precisam se converter ao cristianismo", diz. "Evangélicos apoiam Israel, mas acreditam que o judaísmo não é legítimo."

Essa aliança começou no governo de Menachem Begin (1977-1983), e seu maior entusiasta foi Netanyahu --coincidindo com os avanços dos evangélicos na política americana.

continua após publicidade

Para o jornalista, as relações cada vez mais estreitas entre Israel e os evangélicos brasileiros podem explicar a nomeação de Dani Dayan para embaixador em Brasília, o que foi rejeitado pelo Planalto, levando a uma crise diplomática em 2016. À época, o hoje prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), bispo licenciado da Igreja Universal, defendeu a acreditação de Dayan.

O apoio evangélico poderia ser fundamental para garantir votos a favor de Israel no Congresso brasileiro e na ONU, diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Apesar de apoio, relação com judeus tem contradições"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!