MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Congresso dos EUA pede investigação de autor de dossiê contra Trump

ESTELITA HASS CARAZZAI WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - No primeiro relatório conclusivo de um comitê do Congresso americano que apura a influência russa nas eleições de 2016, senadores sugeriram ao Departamento de Justiça dos EUA que investigue o ex-espião

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.01.2018, 18:35:00 Editado em 05.01.2018, 18:35:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI

continua após publicidade

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - No primeiro relatório conclusivo de um comitê do Congresso americano que apura a influência russa nas eleições de 2016, senadores sugeriram ao Departamento de Justiça dos EUA que investigue o ex-espião britânico Christopher Steele -autor de um famigerado dossiê contra o presidente Donald Trump, pago por democratas.

O resultado aumenta o tensionamento partidário em torno do tema: enquanto democratas pedem a responsabilização de Trump e sua equipe por suposto conluio com os russos, os republicanos ressaltam o papel da campanha de Hillary Clinton na polêmica.

continua após publicidade

Divulgado em janeiro do ano passado, às vésperas da posse de Donald Trump, o "dossiê Steele" continha revelações sobre encontros da campanha do republicano com informantes russos, mas também informações falsas ou jamais confirmadas, como farras com prostitutas e negócios feitos à base de propinas. A pesquisa foi paga por membros da campanha de Hillary Clinton e do diretório nacional do partido democrata.

Sua revelação foi bombástica e amplamente divulgada na imprensa, e acabou servindo como base para o início das investigações do Congresso. O FBI também apura o caso, sob comando do procurador especial Robert Mueller.

O pedido de investigação contra Steele, chamado na lei americana de "criminal referral", foi apresentado pelos senadores republicanos Charles Grassley e Lindsey Graham, que estão à frente do comitê judiciário do Congresso, em memorando enviado nesta quinta (4).

continua após publicidade

Eles afirmam ao Departamento de Justiça que o antigo espião mentiu a autoridades federais sobre seus contatos com jornalistas americanos, o que constitui crime, de acordo com a lei americana.

Líderes republicanos têm batido na tecla de que o dossiê, pago por democratas e cuja veracidade se mostrou duvidosa, motivou as investigações do FBI, o que coloca em dúvida a parcialidade do inquérito.

Graham defendeu recentemente, em entrevista à Fox News, que o FBI deveria abrir um inquérito específico sobre a montagem e a compra do dossiê e afirmou que o Departamento de Justiça usou as informações para justificar investigações contra a campanha republicana.

continua após publicidade

Já políticos democratas, que comandam o Comitê de Inteligência do Congresso, defendem a investigação do FBI e têm destacado a ação de trolls russos na internet para denegrir a campanha de Hillary Clinton e fomentar apoio a Trump.

O departamento ainda não se manifestou sobre o pedido dos senadores. Pela lei, o órgão não é obrigado a dar continuidade à sugestão de investigar Steele.

O advogado Joshua Levy, defensor do grupo Fusion GPS, que contratou Steele para fazer o dossiê, criticou o fato de o comitê do Congresso responsabilizar "aquele que reportou [o problema] às autoridades em primeiro lugar".

Para ele, isso levanta dúvidas sobre se a intenção dos republicanos seria apenas "desacreditar fontes governamentais", tais como Steele.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Congresso dos EUA pede investigação de autor de dossiê contra Trump"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!