MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Faculdades reduzem oferta de bolsas de estudo em Curitiba e ampliam no interior do estado

As novas regras do Fies e a readequação da oferta de cursos ao atual cenário educacional afetaram a oferta de bolsas de estudo em 2018. Para o 1º semestre do ano, levantamento do Quero Bolsa aponta que as instituições de ensino da Grande Curitiba diminuír

Da Redação

·
Faculdades reduzem oferta de bolsas de estudo em Curitiba e ampliam no interior do Estado - Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Faculdades reduzem oferta de bolsas de estudo em Curitiba e ampliam no interior do Estado - Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.01.2018, 12:05:00 Editado em 08.01.2018, 14:00:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As novas regras do Fies e a readequação da oferta de cursos ao atual cenário educacional afetaram a oferta de bolsas de estudo em 2018. Para o 1º semestre do ano, levantamento do Quero Bolsa aponta que as instituições de ensino da Grande Curitiba diminuíram em 53% a quantidade de vagas com mensalidades reduzidas em relação ao mesmo período de 2017 - 43 mil ante 90 mil bolsas de estudos. Por outro lado, com o aumento da oferta no interior, a disponibilidade de bolsas no estado registrou crescimento de 47%, saltando de 121 mil no ano passado para 178 mil em 2018. 

continua após publicidade

De acordo com Pedro Balerine, diretor de inteligência do Quero Bolsa, o movimento é explicado pelo fato dos grandes grupos educacionais encontrarem no EaD uma maneira de alcançar estudantes que estavam fora do seu alcance. “Ao realizar a abertura de polos em municípios menores, as instituições atendem a demanda de alunos localizados em cidades que não comportariam a abertura de uma unidade, mantendo o custo operacional baixo, além de permitir a cobrança de mensalidades menores em relação aos cursos presenciais”, afirma.

Citando dados do Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado do Brasil, o executivo lembra que na percepção do aluno, o ensino a distância não perde em qualidade para o ensino presencial. “Recentemente mais de 3  mil alunos matriculados em cursos EaD em todo o Brasil enviaram para nós uma avaliação sobre conteúdo, interação professor-aluno, infraestrutura, entre outros itens. Todos os quesitos foram avaliados como bom ou excelente por mais de 70% dos entrevistados, o que explica a crescente aceitação dos estudantes e o maior investimento das faculdades na modalidade”, completa.     

continua após publicidade

Outro fator importante que indica o deslocamento das ofertas de bolsas da Grande Curitiba para o interior é a busca das instituições de ensino pela redução da ociosidade nos cursos presenciais. De acordo com os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, apurados em 2016, 52,9% das vagas oferecidas não foram preenchidas.

Como conseguir uma bolsa de estudo

Em Curitiba, os estudantes podem conseguir bolsas de estudos, com até 70% de desconto, na Estácio, Fapar, Faesp, FAC, Facet, Instituto Venturo,  UniCesumar, FatecPR, Facel, Fama, Cetep, Faec, Futuro, IBVet, entre outras. As vagas são para cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância (EaD). No total, o Quero Bolsa mantém parceria com 74 instituições de ensino em todo estado.

continua após publicidade

Para obter o benefício, basta ao candidato procurar o curso de interesse, efetuar a inscrição no site e, em seguida, pagar a pré-matrícula para garantir a bolsa. Tudo isso, sem qualquer burocracia ou necessidade de comprovação de renda. “Após concluir o processo na plataforma, deve comparecer à instituição de ensino escolhida para prosseguir com os trâmites da matrícula”, explica o executivo.

A opção é diferente dos moldes do financiamento estudantil, uma vez que o aluno assegura um percentual de desconto no valor da mensalidade até o final do curso e, após a sua conclusão, não precisa pagar qualquer taxa extra para o Quero Bolsa ou a faculdade. “O benefício é real e está disponível para todos”, finaliza Pedro Balerine.

Mais informações podem ser consultadas pelo site www.querobolsa.com.br ou por meio da central de atendimento, no telefone 0800 123 2222, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 22h, e aos sábados, das 9 às 13 horas (horário de Brasília).

continua após publicidade

Sobre o Quero Bolsa

O Quero Bolsa (www.querobolsa.com.br) é um site que ajuda estudantes a escolher e ingressar no Ensino Superior com bolsas de estudos de até 75% em cursos de graduação, pós-graduação, além de profissionalizantes e técnicos, em mais de 1.200 instituições de ensino parceiras no País. A plataforma também reúne informações de faculdades, cursos e comparativo de preços, até dicas de estudo e carreiras. Além do site, o serviço conta com aplicativo móvel disponível nos sistemas Android e iOS. Em 2017, o Quero Bolsa recebeu o título de “Equipe Campeã de Atendimento” no prêmio Época Reclame Aqui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Faculdades reduzem oferta de bolsas de estudo em Curitiba e ampliam no interior do estado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!