EDGAR SILVA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Há 30 anos, morria no Rio de Janeiro a menos de um mês de completar 44 anos, o cartunista, jornalista e escritor Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil.
Assim como seus outros dois irmãos -o sociólogo Hebert de Souza, o Betinho, e Chico Mário- Henfil era hemofílico (doença genética que se manifesta sob a forma de hemorragias espontâneas ou traumáticas).
Como os pacientes acometidos pela doença, necessitou de transfusão de sangue e a partir dela foi contaminado com o vírus da Aids.
Falando à Folha de S.Paulo em setembro de 1987, Betinho disse que Henfil sempre se recusou a entrar na ideia de que estava doente. Ele sempre negou radicalmente a hemofilia, sempre viveu como se não sofresse doença nenhuma, é o jeito dele.
Henfil se mostrou engajado politicamente desde cedo, traço que muitos atribuem ao irmão mais velho, Betinho, mesmo que ele recusasse a influência. Se o fiz, foi de forma indireta, por observação dele. Menino ainda, ele se mostrava uma pessoa extremamente atenta a tudo que acontecia à volta. Sei que me observava e me seguia, mas não exerci papel de educador, afirmava Betinho.
Começou a desenhar no início dos anos 60, mas pretendia cursar sociologia, como Betinho. Passou no vestibular, cursou menos de um semestre e, por influência de um professor, largou a academia para se dedicar ao desenho. Se você se empenhar, se aprimorar, acaba chegando lá. Não pode se acomodar. Não adianta fazer sociologia pensando em outra coisa, dissera-lhe o professor Antônio Otávio Cintra.
CHARGES
Em 2008, quando dos 20 anos de morte de Henfil, o chargista do jornal Agora Cláudio de Oliveira, que o conheceu quando foi morar em Natal (de 1976 a 1978), explicou como ele via o papel do profissional que assumia o desenho como forma de protesto. Henfil refutava o besteirol. Para ele, o cartunista deveria ter um alto senso de responsabilidade ao ocupar um espaço na imprensa. Deveria sempre fazer uma crítica contundente, um humor crítico, e não o mero gracejo com os donos do poder, relembrou Oliveira.
Impetuoso no traço e na personalidade, Henfil publicava charges com traço rápido e humor ácido, o que o levou a rusgas com jornalistas, artistas e autoridades.
Criou personagens que marcaram sua carreira desde os tempos da revista Alterosa (onde sua carreira começou) até suas últimas publicações nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo.
São criações suas os Fradinhos, Zeferino, Graúna, Bode Orelana, Cabôco Mamadô, Urubu e Ubaldo, O Paranoico além de Kid Alegrete, para representar João Saldanha.
Publicou-os nos mais diversos periódicos. Na já citada Alterosa, nos jornais Correio da Manhã, Jornal dos Sports, O Dia e no suplemento Folhetim da Folha; no Movimento e Em tempo da imprensa alternativa; na revista Isto É; e no famoso Pasquim, onde sua fama de chargista se consolidou.
Dos tempos de Estados Unidos (de 1972 a 1975), colaborou brevemente para o Chicago Tribune, Philadelphia Inquirer e o Toronto Sun.
ENGAJAMENTO
Como quase todo chargista, Henfil era crítico do sistema, e nos anos de chumbo não poderia ser diferente.
Com o irmão mais velho exilado, o chargista foi um dos expoentes na luta pela anistia. O ponto alto foi a música O Bêbado e a Equilibrista, composição de João Bosco e Aldir Blanc, interpretada por Elis Regina.
Henfil ficou fascinado pela canção e telefonou ao irmão. Liguei para Betinho e disse: agora temos um hino, e quem tem um hino faz uma revolução.
A música tornou-se um símbolo da luta pela volta dos exilados e ficou conhecida como o Hino da Anistia.
Na esteira da luta pelos direitos a serem readquiridos, em 1983 começa o movimento Diretas Já.
Novamente Henfil tem participação importante pelo engajamento político que sempre exerceu e pelo desenho que gravou como símbolo do movimento: Teotônio Vilela de bengala para o alto e exigindo Diretas Já!.
OBRAS
Sob os cuidados do filho Ivan Cosenza de Souza está o acervo de Henfil. Estima-se que, em 26 anos de carreira, ele tenha produzido entre 20 mil e 30 mil desenhos, sem contar cartuns animados, textos, sinopses e roteiros para televisão, cinema e teatro.
De sua lavra constam dez obras em vida e seis póstumas, além de outras três coletivas. Está para ser lançado Coletâneas do Pasquim e relançado Como se faz humor político.
Tem também o filme Tanga (Deu no New York Times?), de 1987, que não foi bem recebido pela crítica, que apontou erros de narrativa e falta de elementos cinematográficos.
Falando em cinema, o documentário Henfil, de Angela Zoé (diretora de Meu Nome É Jacque e produtora executiva de Betinho, A Esperança Equilibrista) aguarda lançamento.
Apesar de toda a participação em assuntos de política e na luta pelos direitos suspensos na ditadura (1964-1985), Henfil explicou em depoimento, em 1980, ao jornal Movimento porque declinou do convite para integrar-se à luta armada. Eu não ia para o escuro da clandestinidade. Quem leva vantagem no escuro é cego. Ninguém leva vantagem sobre ele numa briga de foice no escuro.
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