MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Dois meses após eleição, republicanos vencem vaga na Virginia em sorteio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após quase dois meses da eleição para a nova Assembleia estadual da Virgínia, um sorteio definiu o vencedor da disputa e deu maioria para os republicanos -mas o resultado ainda pode mudar. A disputa da vaga do 94º distrito te

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.01.2018, 15:45:00 Editado em 04.01.2018, 15:45:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após quase dois meses da eleição para a nova Assembleia estadual da Virgínia, um sorteio definiu o vencedor da disputa e deu maioria para os republicanos -mas o resultado ainda pode mudar.

continua após publicidade

A disputa da vaga do 94º distrito terminou empatada após uma série de questionamentos na Justiça e acabou sendo decidida na sorte nesta quinta-feira (4) -a votação foi em 7 de novembro.

Políticos dos dois partidos compareceram à cerimônia em Richmond, capital do Estado, para descobrir quem ficaria com a vaga, o republicano David Yancey, que buscava a reeleição, ou a democrata Shelly Simonds.

continua após publicidade

Papeis com nomes dos dois foram colocadas em uma tigela, que a Justiça pediu emprestada do Museu de Artes da Virgínia. Coube ao presidente da Comissão eleitoral, James Alcorn, tirar o papel do vencedor, que acabou sendo o de Yancey.

Com a vitória, os republicanos ficam com uma maioria de 51 a 49 votos na casa -caso Simonds ganhasse, os partidos ficariam empatados e teriam que negociar os projetos.

Antes da eleição, os republicanos tinham uma ampla maioria de 64 deputados contra 34 democratas. O Senado estadual, controlado pelos republicanos, não estava em disputa.

continua após publicidade

A lei da Virgínia, porém, estabelece que quem perde o sorteio tem direito a recorrer e pedir uma nova recontagem. Caso isso aconteça, será a segunda vez que os votos da disputa serão revistos.

Logo após a eleição, a Justiça deu vitória a Yancey por apenas dez votos em um universo de mais de 23 mil votos.

Por isso, os democratas recorreram e pediram uma recontagem, que acabou anulando alguns votos, dando a vaga para Simonds por uma diferença de apenas um voto.

continua após publicidade

No dia 20 de dezembro, porém, um painel de três juízes -todos indicados pelos republicanos- analisou a recontagem e decidiu que um dos votos de Yancey tinha sido anulado erradamente. Com isso, o resultado terminou empatado, com 11.608 para cada candidato.

A lei da Virgínia estabelece que em casos assim, um sorteio deve definir o vencedor, o que foi feito nesta quinta (4).

Simonds disse que analisa a possibilidade de pedir a nova recontagem, mas ainda ainda não definiu qual medida irá tomar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Dois meses após eleição, republicanos vencem vaga na Virginia em sorteio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!