MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Pesquisa mostra 56% dos peruanos aprovam perdão a Fujimori

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma pesquisa nacional realizada pelo instituto Ipsos mostra que 56% dos peruanos aprovam o perdão concedido pelo presidente Pedro Pablo Kuczynski ao ex-presidente Alberto Fujimori. Por outro lado, a pesquisa, publicada neste

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.12.2017, 16:10:00 Editado em 30.12.2017, 16:10:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma pesquisa nacional realizada pelo instituto Ipsos mostra que 56% dos peruanos aprovam o perdão concedido pelo presidente Pedro Pablo Kuczynski ao ex-presidente Alberto Fujimori.

continua após publicidade

Por outro lado, a pesquisa, publicada neste sábado (30) pelo jornal "El Comercio", indica que 40% dos entrevistados não concordam com o perdão. E 4% não se posicionaram.

O Ipsos entrevistou 1.294 pessoas, em 27 e 28 de dezembro. A pesquisa tem margem de erro de 2%.

continua após publicidade

Ao conceder o perdão, o presidente do Peru justificou com a seguinte frase: "Estou convencido de que aqueles de nós que se sentem democráticos não devem permitir que Alberto Fujimori morra na prisão, porque a justiça não é vingança".

Contudo 63% dos entrevistados acreditam que Kuczynski, que corria risco de impeachment no último dia 21, negociou com o deputado Kenji Fujimori, o filho mais novo do ex-presidente, os votos que o salvaram.

Em contrapartida, 29% acreditam o presidente já havia pensado no perdão antes do processo de impeachment, devido ao estado de saúde de Fujimori.

continua após publicidade

A pesquisa também indica que 58% dos que aprovam o perdão consideram que foi concedido porque Alberto Fujimori está muito doente e 39% porque a sentença foi excessiva.

Entre aqueles que discordam do benefício para Fujimori, 40% pensam que o ex-mandatário deve cumprir sua sentença por crimes graves.

Fujimori foi condenado em 2009 a 25 anos de prisão por uma série de crimes contra os direitos humanos e por corrução durante seu governo (1990-2000).

continua após publicidade

Apesar das condenações, ele se manteve com uma das principais forças políticas do país. Sua filha, Keiko, perdeu a eleição eleição para Kuczynski em 2016 por uma pequena margem e o partido ligado a família, o Força Popular, tem maioria no Congresso.

Por isso, o presidente teria negociado com Kenji o indulto a Fujimori em troca dos votos necessários para impedir o impeachment.

No fim, foram 78 votos favoráveis a saída de Kuczynski, nove a menos do que o necessário para seu afastamento -Kenji se absteve.

Kuczynski é acusado de ter participado do esquema de corrupção montado pela construtora brasileira Odebrecht no Peru.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa mostra 56% dos peruanos aprovam perdão a Fujimori"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!