MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

PPK convoca reunião emergencial para discutir indulto a Fujimori

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, convocou seu gabinete para uma reunião extraordinária na noite deste domingo (24), véspera de Natal, para discutir um possível indulto ao ex-presidente Alberto Fujimori, disseram fo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.12.2017, 21:30:00 Editado em 24.12.2017, 21:30:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, convocou seu gabinete para uma reunião extraordinária na noite deste domingo (24), véspera de Natal, para discutir um possível indulto ao ex-presidente Alberto Fujimori, disseram fontes governamentais à agência de notícias Reuters.

continua após publicidade

A porta-voz de PPK, como o presidente é informalmente conhecido, confirmou a reunião ministerial mas não o motivo do encontro.

Fujimori, que responde uma pena de 25 anos de prisão por corrupção e crimes contra a humanidade,foi transferido neste sábado (23) a uma clínica devido a uma baixa na pressão arterial e arritmia, informou a equipe médica.

continua após publicidade

Segundo o médico do ex-presidente, Alejandro Aguinaga, ele apresentava um quadro de hipotensão com arritmia.

A transferência ocorreu em meio a rumores de que ele poderia ter um indulto neste Natal. Na última quinta-feira, durante a votação de moção pela destituição de PPK pelo Congresso peruano, a bancada fujimorista rachou e a moção acabou não tendo os votos necessários.

Oposicionistas da Força Popular disse que o governo obteve os votos necessários para manter PPK no cargo ao prometer o indulto a Fujimori. O governo nega.

continua após publicidade

DOENÇA TERMINAL

Há alguns meses, sob pressão de parte da bancada, PPK vinha aventando conceder o indulto ao ex-presidente, que está preso desde 2009.

Ele atendeu pedido da família para que Fujimori passasse pela avaliação de uma junta médica, o que aconteceu em 17 de dezembro.

continua após publicidade

O relatório da junta médica justifica o indulto dizendo que Fujimori padece de uma doença "terminal, degenerativa e incurável":, embora não esclareça qual é, e que as "condições carcerárias significam um risco grave à sua vida, saúde e integridade".

Maria Luisa Cuculiza, amiga e ex-ministra da Justiça de Fujimori, disse que ele estava em condição estável na noite de domingo.

"Ele quer ser libertado. Ele quer paz e progresso para o país. Ele não quer voltar para a política. Ele só quer ser um bom avô. Ele acaba de me dizer isso", afirmou Cuculiza à agência Reuters após visitar Fujimori no hospital.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "PPK convoca reunião emergencial para discutir indulto a Fujimori"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!