MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Conselho de Segurança da ONU impõe novas sanções à Coreia do Norte

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (22) novas sanções sobre a Coreia do Norte após seu último teste de míssil balístico intercontinental. A resolução aprovada proíbe a exportação de cerca

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.12.2017, 17:20:00 Editado em 22.12.2017, 17:20:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (22) novas sanções sobre a Coreia do Norte após seu último teste de míssil balístico intercontinental.

continua após publicidade

A resolução aprovada proíbe a exportação de cerca de 90% de produtos de petróleo refinado ao país asiático ao impor uma barreira de 500 mil barris por ano. Em uma mudança de última hora, a resolução exige ainda a repatriação de norte-coreanos que trabalhem no exterior dentro de 24 meses, em vez de 12 meses antes previstos.

O texto, redigido pelos EUA, também impõe uma barreira de exportação de petróleo cru à Coreia do Norte em 4 milhões de barris por ano. Os EUA também têm pedido que a China limite seu próprio suprimento de petróleo ao vizinho e aliado.

continua após publicidade

A resolução foi aprovada por 15 votos a favor e nenhum contra, afirmou o embaixador do Japão, país que atualmente presidente o Conselho de Segurança.

Em 29 de novembro, a Coreia do Norte testou com sucesso um novo míssil balístico intercontinental, colocando os EUA dentro do alcance de suas armas nucleares, cujas ogivas conseguiriam aguentar uma reentrada na atmosfera terrestre.

"[A resolução] Manda uma mensagem inequívoca a Pyongyang de que um desafio contínuo irá trazer mais punições e isolamento", afirmou a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley após a votação.

Em novembro, a Coreia do Norte havia pedido o fim das "sanções brutais", dizendo que a rodada anterior de punições após seu sexto e mais poderoso teste nuclear, em 3 de setembro, havia constituído um genocídio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho de Segurança da ONU impõe novas sanções à Coreia do Norte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!