MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

SPD aceita iniciar conversas com Merkel para formar novo governo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O SPD (Partido Social-Democrata) da Alemanha concordou nesta sexta-feira (15) em iniciar conversas preliminares sobre a formação de um novo governo com a chanceler alemã, Angela Merkel, elevando esperanças de que chegue ao fim

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2017, 15:00:00 Editado em 15.12.2017, 15:00:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O SPD (Partido Social-Democrata) da Alemanha concordou nesta sexta-feira (15) em iniciar conversas preliminares sobre a formação de um novo governo com a chanceler alemã, Angela Merkel, elevando esperanças de que chegue ao fim o impasse político no país.

continua após publicidade

Desde 2013, a sigla governa a Alemanha em aliança com seus tradicionais rivais da CDU, de Merkel.

Após a eleição em 24 de setembro, quando o partido deve seu pior resultado na história, o líder do SPD Martin Schulz descartou a possibilidade de um novo acordo com Merkel.

continua após publicidade

As urnas deram vitória para CDU e sua aliada na Baviera, a CSU, mas o grupo não conseguiu cadeiras suficientes para governar sozinho. Por isso, a chanceler tentou negociar uma coalizão com os Verdes e com os liberais do FDP, mas a negociação fracassou, deixando possibilidade de um novo o acordo com os sociais-democratas como a principal opção de governo.

Assim, Schulz voltou atrás na declaração e abriu a possibilidade de uma coalizão. O Congresso do partido deu no último dia 7 a autorização para que ele pudesse iniciar as conversas.

Tanto o SPD quanto a CDU temem caso não consigam formar um governo, Merkel seja obrigada a convocar novas eleições, o que poderia ajudar o partido da direita nacionalista AfD.

continua após publicidade

As conversas preliminares deverão seguir até 14 de janeiro, quando o SPD tem um Congresso que deve decidir se a sigla aceita entrar em negociações formais.

Schulz, porém, enfrenta desconfiança de parte da base do SDP, que é contrária a um nova aliança com Merkel. Por isso, ele prometeu nesta sexta que a decisão final sobre um acordo deverá ser aprovada em votação pela maioria dos membros do partido.

"Ainda está em aberto se as conversas vão levar a formação de um novo governo", disse ele. "Mas eu devo repetir, e falo isso seriamente: ao abrir as conversas preliminares nós não tomamos uma decisão de integrar um governo."

continua após publicidade

Ele também abriu a possibilidade do partido dar apoio a manutenção de Merkel no cargo, mas sem participar do governo. Mas a chanceler já disse que prefere novas eleições a ter um governo de minoria.

O impasse político é raro na Alemanha, que nunca precisou convocar uma nova eleição desde o fim da Segunda Guerra. Já são 82 dias desde a eleição sem conseguir formar um novo governo, próximo ao recorde de 86 dias estabelecido em 2013.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "SPD aceita iniciar conversas com Merkel para formar novo governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!