MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Notas expõem racha entre Ancine e Ministério da Cultura

GUILHERME GENESTRETI SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após a publicação de duas notas oficiais, tornou-se público o racha que existe nos bastidores entre Sérgio Sá Leitão, ministro da Cultura, e Débora Ivanov, presidente interina da Ancine (Agência Nacional d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2017, 17:40:00 Editado em 13.12.2017, 17:40:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GUILHERME GENESTRETI

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após a publicação de duas notas oficiais, tornou-se público o racha que existe nos bastidores entre Sérgio Sá Leitão, ministro da Cultura, e Débora Ivanov, presidente interina da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

Na noite de terça (12), o Ministério da Cultura soltou um comunicado afirmando que o comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, capital de fomento à produção nacional, havia aprovado a formulação, até abril de 2018, de políticas para reduzir desigualdades de raça e gênero no setor.

continua após publicidade

A nota é expressa em dizer que o único voto contrário dentro do comitê havia sido dado por Ivanov.

Na tarde desta quarta (13), contudo, a Ancine soltou outro comunicado sobre a mesma reunião, dizendo que a presidente-interina é a favor das medidas.

O texto informa que, na ocasião, a Ancine defendeu a adoção de uma pontuação suplementar para projetos audiovisuais que contem com diretores negros, mulheres e indígenas. Segundo a nota, Ivanov havia votado pela adoção imediata dessas medidas, mas que Sá Leitão havia se oposto à ideia e sugerido que o Conselho Superior de Cinema debatesse o tema.

continua após publicidade

Sá Leitão e Ivanov vêm protagonizando uma disputa nos bastidores do audiovisual, e que tem a ver com o futuro presidente da Ancine e com um eventual esvaziamento de suas funções. Em entrevistas, o ministro tem feito críticas à gestão da agência reguladora.

Como a presidência da Ancine está vaga, existem três postulantes ao posto. Vinda da produção, Ivanov conta com o apoio de diversas entidades do cinema.

Já Alex Braga, que é servidor de carreira, é endossado por parte dos funcionários da agência. E Christian de Castro, que também vem do setor, tem como grande fiador o ministro Sá Leitão.

continua após publicidade

A reportagem apurou com fontes ligadas à Ancine que o ministro tem buscado chamuscar Ivanov para sustentar a candidatura de seu afilhado.

Sá Leitão também tem criticado em reuniões a forma como os pareceristas da agência reguladora aprovam os projetos audiovisuais e defendido que integrantes do ministério também passem a avaliá-los.

A escolha do presidente da Ancine é de competência do presidente da República.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Notas expõem racha entre Ancine e Ministério da Cultura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!