MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Temer recebe presidente da Macedônia e defende aumento do comércio bilateral

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Michel Temer recebeu nesta terça-feira (12) o presidente da Macedônia, Gjorge Ivanov, que veio ao Brasil para inaugurar oficialmente a primeira embaixada de seu país na América Latina, em Brasília. Em discurso ant

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2017, 15:00:00 Editado em 12.12.2017, 15:00:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Michel Temer recebeu nesta terça-feira (12) o presidente da Macedônia, Gjorge Ivanov, que veio ao Brasil para inaugurar oficialmente a primeira embaixada de seu país na América Latina, em Brasília.

continua após publicidade

Em discurso antes de almoço oferecido ao chefe de Estado, Temer disse que os dois países compartilham objetivos como o compromisso com a democracia e com os direitos humanos. O presidente brasileiro comemorou a escolha do Brasil para sediar a primeira embaixada da Macedônia na região.

Ao falar sobre as relações comerciais entre os dois países, Temer lembrou que o Brasil exporta para a Macedônia frango e carne bovina e disse esperar que o mercado do país se abra também para a carne suína brasileira. As informações são da Agência Brasil. “Está em exame muito acentuado a possibilidade dessa importação. Esperamos que dê certo, esse é o nosso desejo”, disse Temer.

continua após publicidade

O presidente brasileiro também citou acordos assinados anteriormente entre os países. “Há cinco dias entrou em vigor nosso acordo de cooperação educacional, que tive o privilégio de assinar em 2013. Esse instrumento se soma a nosso acordo para isenção de vistos celebrado no ano passado. Ao possibilitar a livre circulação de pessoas, estamos possibilitando viagens de turismo e de negócios e criando condições para maior relacionamento entre brasileiros e macedônicos”, disse Temer.

COMÉRCIO BILATERAL

Em 2017, as exportações de produtos brasileiros para a Macedônia cresceram 23,7%, e as importações aumentaram 18,4%. Até novembro, o saldo comercial entre as nações soma US$ 15,2 milhões.

continua após publicidade

Da parte brasileira, o produto mais vendido é o frango, que corresponde a 97% das exportações para a Macedônia. O país europeu, por sua vez, vende ao Brasil principalmente equipamentos automotivos.

A Macedônia é um dos países balcânicos que tiveram origem na desintegração da Iugoslávia socialista, em 1991. O Brasil reconheceu a independência do país em 1995 e estabeleceu relações três anos depois. Em 2011, um acordo de isenção de vistos para aumentar o fluxo de turistas foi assinado entre as duas nações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Temer recebe presidente da Macedônia e defende aumento do comércio bilateral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!