MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Sozinhos, chavistas vencem eleições municipais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A coalizão governista ganhou 90% das prefeituras venezuelanas na eleição de domingo (10), que foi boicotada pela maior parte da oposição, anunciou nesta segunda-feira (11) Nicolás Maduro. A vitória fortalece o projeto do ditad

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.12.2017, 21:30:00 Editado em 11.12.2017, 21:30:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A coalizão governista ganhou 90% das prefeituras venezuelanas na eleição de domingo (10), que foi boicotada pela maior parte da oposição, anunciou nesta segunda-feira (11) Nicolás Maduro.

continua após publicidade

A vitória fortalece o projeto do ditador de buscar a reeleição em 2018 e enfraquece a coalizão opositora MUD (Mesa da Unidade Democrática), que se dividiu entre as siglas que entraram no pleito e as que optaram pelo boicote.

Até a segunda a noite, a apuração mostrava vitória dos candidatos do governista PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) em 21 das 23 capitais estaduais e no principal distrito de Caracas -o resultado final não havia sido divulgado até a conclusão desta edição. Estavam em disputa todas as 335 prefeituras do venezuelanas.

continua após publicidade

"Vamos nos preparar para 2018!" disse Maduro em um discurso na capital na madrugada de segunda, após o fechamento das urnas.

Já a oposição afirmou que o pleito foi uma "farsa eleitoral" que não reflete a vontade do povo venezuelano.

A ampla vitória chavista já era esperada, em especial após três dos quatro principais partidos da MUD decidirem não disputar o pleito -apenas o Um Novo Tempo apresentou candidato.

continua após publicidade

Ação Democrática, Primeira Justiça e Vontade Popular afirmaram que o governo iria manipular o pleito e por isso decidiram não concorrer. Eles também reclamam que a eleição municipal foi convocada pela Assembleia Nacional Constituinte, órgão fiel a Maduro e que a oposição não reconhece, e apenas em outubro -dando pouco tempo para os partidos se organizarem.

Ainda no domingo, Maduro defendeu que os três partidos que não apresentaram candidatos na eleição municipal devem ser impedidos de disputar o pleito presidencial marcado para o ano que vem, ainda sem data definida, no qual ele deve buscar a reeleição.

Nesta segunda, o Departamento de Estado dos Estados Unidos disse que a declaração de Maduro "é mais uma medida extrema para abafar o espaço democrático na Venezuela e fortalecer sua ditadura autoritária".

continua após publicidade

DIVISÃO

Criada em 2008 como uma frente unificada de oposição ao então presidente Hugo Chávez, a MUD passa por uma divisão desde outubro, quando ocorreram as eleições para governador no país.

O pleito terminou com vitória dos governistas em 18 dos 23 Estados, apesar da crise econômica que assola o país e das pesquisas apontarem a coalizão opositora como favorita.

Com isso, parte dos líderes oposicionistas disse que o pleito foi fraudado e pediu o boicote, enquanto outra ala defendeu um diálogo com o governo, acirrando ainda mais o racha interno.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Sozinhos, chavistas vencem eleições municipais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!