MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Astrônomos descobrem dois planetas semelhantes à Terra; um deles pode abrigar vida

Um grupo formado por astrônomos de vários países localizou recentemente à distância de 111 anos-luz da Terra um exoplaneta, cujas caraterísticas não excluem a presença de vida.As novas pesquisas se basearam em dados obtidos através do Observatório Europeu

Da Redação

·
Astrônomos descobrem dois planetas semelhantes à Terra - Foto: Domínio Público/Reprodução
Icone Camera Foto por Reprodução
Astrônomos descobrem dois planetas semelhantes à Terra - Foto: Domínio Público/Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2017, 09:23:00 Editado em 08.12.2017, 09:34:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um grupo formado por astrônomos de vários países localizou recentemente à distância de 111 anos-luz da Terra um exoplaneta, cujas caraterísticas não excluem a presença de vida.

continua após publicidade

As novas pesquisas se basearam em dados obtidos através do Observatório Europeu do Sul (ESO) constataram alguns detalhes quanto a esse exoplaneta pouco conhecido. Tal exoplaneta gira ao redor da anã vermelha K2-18 e poderia ser uma versão de maior tamanho da Terra.

Ao todo, os astrônomos descobriram dois planetas que orbitam ao redor dessa estrela na constelação de Leo. Um deles foi descoberto em 2015 e recebeu o nome de K2-18b. No entanto, somente agora os astrônomos começaram a estudá-lo. Encontra-se na zona habitável da sua estrela (mãe), porém pode conter água líquida na sua superfície.

continua após publicidade

O segundo planeta chama-se K2-18c. Por estar situado muito perto da sua estrela, fica fora da área potencialmente habitável.

Durante as pesquisas, os cientistas concluíram que o K2-18b é um planeta principalmente rochoso com uma pequena atmosfera de gás, como a Terra, mas maior. Além disso, é o planeta que possui água — tem uma camada grossa de gelo na superfície.

"Utilizando os dados que temos, não podemos distinguir entre estas duas possibilidades, mas com o telescópio espacial James Webb (JWST), seremos capazes de explorar o planeta e determinar se tem uma atmosfera extensa ou se é um planeta coberto por água", detalhou o astrônomo Ryan Cloutier, um dos pesquisadores do grupo científico.

As informações são do portal  Phys org

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Astrônomos descobrem dois planetas semelhantes à Terra; um deles pode abrigar vida"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!