MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

'Não ressuscitar' em tatuagem gera dilema

GABRIEL ALVES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Aconteceu nos EUA e o relato está em uma carta enviada por médicos e pesquisadores da Universidade de Miami à revista "New England Journal of Medicine": um paciente de 70 anos foi levado para o hospital inconscie

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.12.2017, 20:25:00 Editado em 06.12.2017, 20:25:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GABRIEL ALVES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Aconteceu nos EUA e o relato está em uma carta enviada por médicos e pesquisadores da Universidade de Miami à revista "New England Journal of Medicine": um paciente de 70 anos foi levado para o hospital inconsciente após ter bebido demais.

Ele tinha histórico de diabetes, doença pulmonar e arritmia. Durante a recuperação, seu quadro piorou, e sem uma rápida intervenção ele poderia morrer.

continua após publicidade

A questão é que ele tinha uma tatuagem no peito na qual se lia: "Do Not Resuscitate", com "Not" sublinhado. ("Não Ressuscitar", em português). O paciente não foi identificado e nenhum membro da família o acompanhava.

"Nós inicialmente decidimos não cumprir com o desejo expresso na tatuagem, invocando o princípio de não escolher um caminho irreversível ao lidar com a incerteza", escreveram os autores na carta.

"Essa decisão nos deixou consternados, já que, nesse caso, poderíamos estar ignorando um tremendo esforço do paciente para tornar pública sua vontade. Por causa disso, foi requerida uma avaliação ética da questão."

continua após publicidade

A comissão encarregada sugeriu que a equipe seguisse a determinação da tatuagem -seria mais sensato inferir que ela expressava uma preferência autêntica. Por sorte, o serviço social do hospital identificou o paciente e localizou um documento com um pedido dele de não ressuscitação.

Ao longo da noite o estado do paciente piorou de vez e ele morreu sem passar por tentativas de ventilação mecânica ou outras intervenções.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "'Não ressuscitar' em tatuagem gera dilema"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!