MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Presidenciável da esquerda apoia Guillier no Chile

SYLVIA COLOMBO BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A campanha do segundo turno da eleição presidencial no Chile teve início nesta segunda-feira (4) com uma surpresa. A candidata da esquerdista Frente Ampla, Beatriz Sánchez, cuja força política havia a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.12.2017, 21:30:00 Editado em 05.12.2017, 21:30:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SYLVIA COLOMBO

continua após publicidade

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A campanha do segundo turno da eleição presidencial no Chile teve início nesta segunda-feira (4) com uma surpresa. A candidata da esquerdista Frente Ampla, Beatriz Sánchez, cuja força política havia anunciado que ficaria neutra no segundo turno, resolveu anunciar seu apoio pessoal ao governista Alejandro Guillier.

Com esse gesto, Sánchez, que obteve 20,2% dos votos no primeiro turno, transforma-se numa importante aliada do ex-apresentador de TV e senador por Antofagasta. Guillier, que passou para o segundo turno com 22,7%, enfrenta no dia 17 o ex-presidente Sebastián Piñera (centro-direita), que recebeu 36% dos votos.

continua após publicidade

A terceira colocada enfatizou que seu apoio é particular, pois dentro da Frente Ampla há uma vertente que considera que, como partido novo, não deve respaldar políticos tradicionais.

Sánchez, porém, considerou que Sebastián Piñera seria "um atraso para o país" e que a neutralidade "não era uma opção". "Meu voto é contra Piñera, e portanto será para Guillier".

O movimento dificulta um pouco a volta de Piñera à Presidência, embora ele permaneça favorito. Se contar com seus 36%, mais os 7,9% obtidos pelo ultradireitista José Antonio Kast, que o apoia, poderia chegar à frente de Guillier.

continua após publicidade

Dependerá, porém, do comportamento dos eleitores da Frente Ampla. Se seguirem a orientação do partido e anularem o voto ou não comparecerem, fortalecerão Piñera. Caso contrário, Guillier terá chances de vencer o ex-presidente.

A disputa ficou mais acirrada, e nas próximas duas semanas será mais explícita. Por sua parte, a presidente Michelle Bachelet incentiva os chilenos a votar depois que só 43% do eleitorado foi às urnas, um dos menores índices do mundo (o voto não é obrigatório).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Presidenciável da esquerda apoia Guillier no Chile"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!