Mais lidas
Cotidiano

Vídeo feito por esquiador mostra halo incrível nas montanhas da Suíça

.

Foto - Pixabay
Foto - Pixabay

O esquiador Ludwig Lundin estava em resort situado em região montanhosa na Suíça quando captou belas imagens de um halo – um anel luminoso em torno do Sol. Halo é um fenômeno ótico atmosférico luminescente em torno de uma fonte de luz, habitualmente em torno do Sol ou da Lua. A luminescência é provocada por cristais de gelo em cirros na altitude de 5 a 10 km.

Os raios do sol se refletem deles e são refratados, criando um nimbo brilhante. Existem vários tipos de halos. O fenômeno observado por Ludwig Lundin é um halo pequeno (de 22 graus) com só uma parte das cores do espetro visível. Há halos com todas as cores do espetro visíveis. Alguns internautas avaliam que o fenômeno observado lembra algo do outro mundo.


Efeito visual do gelo
Já os meteorologistas detalham que o efeito visual é produzido por numerosas partículas de gelo que são muito pequenas, quase transparentes. Quando os raios do sol passam através deles, tais partículas atuam como um prisma. Os arcos e círculos completos podem ser observados claramente da Terra.

O halo é esbranquiçado, mas se olharmos atentamente, o lado interno do halo é vermelho, o exterior é verde e azul claro, mas também pode ser visto como um arco-íris.

As informações são da Agência de Notícias Sputnik

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber