MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Mudança de embaixada dos EUA para Jerusalém contraria entendimento internacional

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A decisão do governo de Donald Trump de transferir sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém contraria décadas de entendimento da comunidade internacional, pelo qual a divisão da cidade deveria ser determinada por neg

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.12.2017, 16:30:00 Editado em 05.12.2017, 16:30:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A decisão do governo de Donald Trump de transferir sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém contraria décadas de entendimento da comunidade internacional, pelo qual a divisão da cidade deveria ser determinada por negociações de paz entre israelenses e palestinos.

continua após publicidade

Israel proclamou Jerusalém como sua capital eterna e indivisível em 1980, citando raízes espirituais e históricas que vêm desde tempos bíblicos.

Depois da diáspora judaica, a cidade ficou sob governo de muçulmanos árabes por 1.300 anos, até o final da 2ª Guerra Mundial e o fim do Império Otomano.

continua após publicidade

Palestinos foram expulsos ou fugiram de bairros de Jerusalém Ocidental durante a guerra de independência de Israel em 1948, quando comunidades judaicas também foram deslocadas da Cidade Antiga e de Jerusalém Oriental.

Depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967, Israel tomou da Jordânia o controle de Jerusalém Oriental e anexou a área, o que foi considerado ilegal pelas Nações Unidas e não é reconhecido pela maior parte da comunidade internacional.

Jerusalém Oriental, com cerca de 300 mil habitantes, ainda é majoritariamente árabe e os palestinos esperam que ela seja a capital de um futuro Estado palestino.

Devido à controvérsia, nenhuma embaixada estrangeira funciona na cidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Mudança de embaixada dos EUA para Jerusalém contraria entendimento internacional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!