MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Esquerdista anuncia apoio a Guillier no segundo turno da eleição chilena

SYLVIA COLOMBO BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A campanha eleitoral para o segundo turno no Chile teve início nesta segunda-feira (4) com uma surpresa. A candidata da esquerdista Frente Ampla, Beatriz Sánchez, cuja força política havia anunciado qu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.12.2017, 08:10:00 Editado em 05.12.2017, 08:10:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SYLVIA COLOMBO

continua após publicidade

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - A campanha eleitoral para o segundo turno no Chile teve início nesta segunda-feira (4) com uma surpresa. A candidata da esquerdista Frente Ampla, Beatriz Sánchez, cuja força política havia anunciado que se manteria neutra no segundo turno, resolveu anunciar seu apoio pessoal ao centro-esquerdista Alejandro Guillier.

Com esse gesto, Sánchez, que havia obtido 20,2% dos votos no primeiro turno, transforma-se numa importante aliada do ex-apresentador de TV e senador por Antofagasta, que passou para o segundo turno com 22,7%, e que no próximo dia 17 de dezembro enfrentará o favorito, o centro-direitista Sebastián Piñera, que obteve 36%.

continua após publicidade

Sánchez ressaltou que seu apoio é particular, pois dentro da Frente Ampla há uma vertente que considera que, como partido novo, não deve apoiar a forças tradicionais da política. Como Guillier tem o apoio da atual presidente, Michelle Bachelet, a Frente Ampla resolveu não declarar apoio e deixar seus eleitores "livres para votar como quiserem".

Sánchez, porém, considerou que Sebastián Piñera seria "um atraso para o país" e que a neutralidade neste momento "não era uma opção". E complementou: "Meu voto é contra Piñera, e portanto será para Guillier". Este a agradeceu por meio de uma mensagem nas redes sociais. Nas últimas semanas, também o ex-presidente socialista Ricardo Lagos (2000-2006) também fizera chamados para um voto unido da esquerda e da centro-esquerda para Guillier.

O movimento dificulta um pouco a chegada de Piñera ao cargo, embora permaneça favorito. Se contar com seus 36%, mais os 7.9% obtidos pelo ultra-direitista José Antonio Kast, que o apoia, poderia chegar à frente de Guillier.

continua após publicidade

Dependerá, porém, do comportamento dos eleitores da Frente Ampla, se seguirem a orientação do partido e anularem o voto ou não comparecerem, fortalecerão Piñera. Se seguirem a Sánchez, Guillier terá chances de vencer o ex-presidente.

A disputa ficou mais renhida, e nas próximas duas semanas será mais explícita. Por sua parte, Michelle Bachelet vem incentivando os chilenos a votar. Menos de 50% do padrão votou no primeiro turno, e o Chile é um dos recordistas no mundo entre os países cujos eleitores menos comparecem às urnas (o voto não é obrigatório).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Esquerdista anuncia apoio a Guillier no segundo turno da eleição chilena"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!