MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Com encontros de artistas, festival gratuito na Bahia cristaliza tendência

AMANDA NOGUEIRA, ENVIADA ESPECIAL SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O Combina MPB, festival que promove encontros entre artistas de diversos gêneros, deu início à sua primeira edição nesta sexta-feira (1º), em Salvador. A programação cristaliza a fórmula que t

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.12.2017, 11:50:00 Editado em 02.12.2017, 11:50:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

AMANDA NOGUEIRA, ENVIADA ESPECIAL

continua após publicidade

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O Combina MPB, festival que promove encontros entre artistas de diversos gêneros, deu início à sua primeira edição nesta sexta-feira (1º), em Salvador.

A programação cristaliza a fórmula que tem sido cada vez mais repetida no cenário musical contemporâneo: turnês conjuntas e infindáveis parcerias.

continua após publicidade

A noite de abertura teve, por exemplo, combinações harmoniosas como a de Pretinho da Serrinha com as cantoras Maria Rita, Roberta Sá e Mariene de Castro, e outras menos prováveis, como a de Alexandre Pires com Paulo Miklos e Arnaldo Antunes.

O último show reiterou a tendência trazendo para dentro do festival a nova turnê conjunta de Milton Nascimento e Tiago Iorc, "Mais Bonito Não Há", que estreou em São Paulo em novembro e passa por Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro em dezembro.

A produtora Flora Gil diz não ter notado esse movimento de parcerias, ainda que seu próprio marido, Gilberto Gil, tenha feito duas dessas turnês nos últimos anos: "Dois Amigos, Um Século de Música", com Caetano Veloso, e "Trinca de Ases", com Gal Costa e Nando Reis.

continua após publicidade

"É uma forma de estar junto para viabilizar momentos felizes", diz Flora em entrevista à imprensa. Em momento de crise, ela afirma, seria impraticável pagar o cachê de tantos artistas para shows individuais.

Ao todo, o festival reúne 31 artistas e bandas e foi financiado com cerca de R$ 5 milhões captados via Lei Rouanet e Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura).

POUCO PÚBLICO

continua após publicidade

Apesar de gratuito, o primeiro dia do evento reuniu um público menor que as 40 mil pessoas esperadas por dia, capacidade do estacionamento do Wet'n Wild, que abriga os dois palcos do festival.

A polícia militar, presente com 126 oficiais que patrulhavam a pista e os arredores, estima que 20 mil pessoas tenham passado pelo local ao longo da noite.

continua após publicidade

O show de abertura, em que Pretinho da Serrinha mostrou seu lado de compositor com um pot-pourri de seus hits conhecidos na voz de Seu Jorge, começou vazio e reuniu no máximo 3 mil pessoas, segundo a PM.

Foi somente por volta das 21h, na apresentação dos Paralamas do Sucesso com Dado Villa Lobos, que o público se mostrou presente. Ao fim do show, o único a despertar pedidos de "Fora, Temer", uma leva foi embora.

"Acho que teve pouca divulgação, meus amigos civis não estão acreditando que é de graça", diz o capitão Matheus Alcântara, do CPRCC (comando de policiamento regional da capital Central).

continua após publicidade

A produção aponta para o trânsito em dia de semana e para um acidente na avenida Paralela, endereço do local, como possíveis fatores para o atraso do público.

O professor Saulo Maia, 30, queria ter assistido ao show de Maria Rita, mas não chegou a tempo. "Demoramos uma hora em um trajeto que normalmente demora meia hora, isso porque a gente mora no centro, quem veio de metrô chegou rápido", diz.

Como o evento é televisionado –os primeiros shows são exibidos pelo canal Bis e os últimos, pelo Multishow– começou pontualmente às 18h. "Me lembrei do Rock in Rio, em que às seis horas não tinha ninguém, então tudo bem", diz Flora Gil.

continua após publicidade

FIM DE SEMANA

A grande expectativa de público é para este domingo (3), que será encerrado pela aguardada reunião entre Anitta e Gilberto Gil. Antes, no mesmo dia, haverá shows eletrizantes, como o de BaianaSystem com Bnegão e Emicida. A PM prepara reforço de patrulha com mais 34 oficiais.

continua após publicidade

Neste sábado (2), o balaio inclui axé de Luiz Caldas e Larissa Luz e o brega paraense de Felipe Cordeiro e Gaby Amarantos, mas retorna às derivações da MPB com encontros de gerações: Nando Reis toca com seus filhos do 2 Reis, e Carlinhos Brown se apresenta com a dupla Anavitória.

A jornalista viaja a convite da produção do festival.

COMBINA MPB

QUANDO até dom. (3), a partir das 18h (horário local; 19h do horário de Brasília)

ONDE Estacionamento do Wet'n Wild, av. Luiz Viana Filho Paralela, 280, Salvador

QUANTO grátis

NA TV Canal Bis e Multishow

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Com encontros de artistas, festival gratuito na Bahia cristaliza tendência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!