NASA afirma ter localizado planeta que 'desafia todas as expectativas'

O Cosmos é sempre surpreendente para os cientistas e um novo planeta chamado WASP-18b reforça essa condição, além de intrigar astrofísicos da NASA.Os pesquisados da agência norte-americana descobriram que planeta desafia os conceitos estabelecidos até ago

Planeta desafia os conceitos estabelecidos até agora porque sua estratosfera está repleta de monóxido de carbono e não tem água - Foto - Pixabay/Imagem ilustativa
Publicado em 01.12.2017, 20:41:00 Editado em 01.12.2017, 20:58:55

Os pesquisados da agência norte-americana descobriram que planeta desafia os conceitos estabelecidos até agora porque sua estratosfera está repleta de monóxido de carbono e não tem água. Tal descoberta sugere que o planeta poderia ter se formado de maneira inteiramente nova, diferente de qualquer outro planeta conhecido pelo homem.

"A composição do WASP-18b desafia todas as expectativas", ressaltou Kyle Sheppard, do Goddard Space Flight Center da NASA. "Nós não conhecemos nenhum outro planeta extra solar, onde o monóxido de carbono domina completamente a atmosfera superior".

Os cientistas observaram as "impressões digitais" provenientes do planeta distante com a auxílio do telescópio espacial Hubble e notaram que os materiais não combinavam com o que eles esperavam ver.

"A única explicação consistente para os dados é uma superabundância de monóxido de carbono e muito pouco vapor de água na atmosfera de WASP-18b, além da presença de uma estratosfera", afirmou Nikku Madhusudhan, co-autor do estudo radicado na Universidade de Cambridge.

Nova janela
O pesquisador acrescentou que esta rara combinação de fatores "abre uma nova janela para a nossa compreensão dos processos físico químicos em atmosferas exoplanetárias".

Os cientistas têm a expectativa de que, com o esperado lançamento do poderoso telescópio espacial James Webb, será possível descobrir mais sobre WASP-18b e outros planetas similares.

As informações são do portal da NASA