Mais lidas
Cotidiano

Fenômeno ótico no céu parece "portal para outro mundo", afirmam meteorologistas

.

Imagem de halo capatada nesta semana pelo Observatório Fabra, em Barcelona - Foto: Alfons Puertas - Organização Meteorológica Mundial
Imagem de halo capatada nesta semana pelo Observatório Fabra, em Barcelona - Foto: Alfons Puertas - Organização Meteorológica Mundial

Pesquisadores da Organização Meteorológica Mundial postaram nesta semana no Facebook imagens de um fenômeno ótico no céu que, segundo eles, é o "mais belo de todos" e algumas vezes "parece ser um portal para outro mundo".

O objetivo da postagem da imagem deste evento, capturada em Barcelona e acompanhada da informação necessária que permite entender melhor a natureza deste fenômeno, é promover conhecimento sobre o halo solar.


Meteorologistas detalham que o halo é um anel de luz que rodeia um objeto e se forma na altitude de 5-10 quilômetros na troposfera. 

É um fenômeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera, e a luz do sol os atravessa. Às vezes é até possível observá-lo ao redor da Lua.


Um tipo do halo muito peculiar é o parélio. Em 17 de fevereiro, "três sóis" nasceram no céu de Chelyabinsk. O parélio é um fenômeno típico da Rússia, preferencialmente na Sibéria.

Com informações da Organização Meteorológica Mundial
e da Agência de Notícias Sputnik

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber