MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Doria decide manter aberta marquise do Ibirapuera após queda de estrutura

GIBA BERGAMIM JR. SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A marquise do parque Ibirapuera seguirá aberta ao público mesmo durante os cerca de 30 dias de obras necessários para consertar a parte da estrutura que cedeu na noite desta quarta-feira (22). A informação é

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.11.2017, 17:35:00 Editado em 23.11.2017, 17:35:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GIBA BERGAMIM JR.

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A marquise do parque Ibirapuera seguirá aberta ao público mesmo durante os cerca de 30 dias de obras necessários para consertar a parte da estrutura que cedeu na noite desta quarta-feira (22).

A informação é do secretário municipal de Serviços e Obras, Marcos Penido, que vistoriou o espaço interditado na tarde desta quinta (23). O prefeito João Doria (PSDB), que teve a presença confirmada pela manhã, não foi ao local.

continua após publicidade

No momento do incidente, havia poucas pessoas no local, que é muito usado por skatistas e patinadores. Ninguém se feriu.

A obra, desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1954 já passou por uma reforma em 2014, quando blocos de concreto vieram abaixo.

De acordo com o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo de Castro, a ruptura ocorreu por volta das 21h, e a ordem do prefeito é para que o serviço seja feito rapidamente. Segundo ele, em 2012 houve uma análise de toda estrutura, o que ainda está na validade.

continua após publicidade

queda marquise

Técnicos identificaram que não há dano estrutural na obra e que os blocos que vieram abaixo integram uma espécie de tampa, com cerca de 5 cm de espessura, que compõe a estrutura.

Segundo Penido, a apuração preliminar indica que houve uma fadiga desta parte da estrutura.

continua após publicidade

"Há uma laje de concreto superior com várias vigas e, na parte inferior, há uma laje de fechamento [que cedeu], que não tem função estrutural nenhuma", disse.

Embora tenham sido identificados dois pontos de infiltrações isolados dentro da área total de 27 mil metros quadrados, o trecho que cedeu não apresenta umidade, de acordo com Penido.

continua após publicidade

Com o desabamento, um buraco de aproximadamente 30 m² se formou. A interdição parcial deve ser de aproximadamente 80 m², já que haverá a troca de toda a malha de concreto daquele trecho.

"Foi uma ruptura pontual dessa laje. Foi uma cisão da armadura que gerou a queda dessa placa. Vamos substituir a laje nesse trecho para que situações pontuais como essa não voltem a ocorrer", explicou Penido.

Segundo ele, a análise visual não identificou possibilidade de problema semelhante no restante da marquise.

"Mas, além de fazer o fechamento da laje, faremos uma prospecção de toda a área da marquise, como se fosse uma ressonância, para verificar se há algum ponto frágil que demande intervenção. Repito: não há dano estrutural", afirmou o chefe da pasta de Obras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Doria decide manter aberta marquise do Ibirapuera após queda de estrutura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!