Mais lidas
Cotidiano

Parte da cobertura de marquise de Niemeyer cai no parque Ibirapuera

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma parte do teto da marquise de 27 mil metros quadrados do parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, caiu no início da noite desta quarta-feira (22). Não houve feridos.

Um vídeo publicado por um internauta nas redes sociais mostra skatistas assustados logo após a queda de um pedaço da cobertura. "Nasceu de novo", disse um dos jovens.

Na postagem, (https://www.facebook.com/DanNeitzel.Inline/videos/10203735597546208/) o internauta escreveu que as chuvas que têm atingido a cidade nos últimos dias causaram infiltrações. Parte da área é utilizada por skatistas e patinadores, além do público em geral que frequenta o parque.

A marquise foi projetada por Oscar Niemeyer, que também é autor do projeto original do parque, criado na década de 50. A estrutura funciona como ligação entre o parque e o Museu Afro Brasil, Oca, Pavilhão das Culturas, Bienal e Auditório.

REPAROS

Após o incidente, a prefeitura da capital paulista informou, por meio de nota, que está sendo produzido um laudo que identificará as causas do desabamento de parte do revestimento da estrutura.

A análise técnica está sob os cuidados de engenheiros da secretaria do Verde da gestão João Doria (PSDB). O estudo concluirá, por exemplo, se o local precisará ser interditado para os trabalhos de restauro.

Uma primeira análise indica que o pedaço que se desprendeu do teto não tinha função estrutural e "fazia parte do revestimento original da construção de 1954". "A área afetada da marquise corresponde a 9,45 metros quadrados de um total de 27 mil metros quadrados", informou a prefeitura.

OUTRA INTERDIÇÃO

Em 2014, a queda de partes da estrutura da marquise provocou interdições em alguns trechos ao redor da cobertura. A marquise passou por reforma entre 2010 e 2012 e custou R$ 15 milhões.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber