MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ex-ditador do Zimbábue, Mugabe recebeu imunidade para renunciar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-ditador do Zimbábue Robert Mugabe recebeu imunidade de processos e a garantia de que sua segurança será preservada em sua residência no interior do país, como parte de um acordo que levou à sua renúncia após quase quatro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.11.2017, 11:30:00 Editado em 23.11.2017, 11:30:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-ditador do Zimbábue Robert Mugabe recebeu imunidade de processos e a garantia de que sua segurança será preservada em sua residência no interior do país, como parte de um acordo que levou à sua renúncia após quase quatro décadas no poder.

continua após publicidade

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23) pela agência de notícias Reuters e pelo o jornal britânico "The Guardian".

O deputado Ziyambi Ziyambi, do partido governista Zanu-PF, confirmou a imunidade ao jornal britânico. "Ele foi nosso presidente e concordou em renunciar, então vai receber os benefícios de um ex-presidente, assim como sua mulher", disse o parlamentar, que também é ex-ministro.

continua após publicidade

Mugabe comandava o Zimbábue desde sua independência, em 1980, mas renunciou na terça-feira (21) depois que o Exército tomou o poder e o partido governista se voltou contra ele.

O ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa deve tomar posse como novo presidente na sexta-feira.

Uma fonte do governo afirmou que Mugabe, de 93 anos, disse aos negociadores que deseja morrer no Zimbábue e não planeja viver no exílio.

continua após publicidade

"Foi muito comovente para ele, e ele foi enérgico a esse respeito", disse uma fonte anônima à Reuters, que não está autorizada a revelar detalhes do acordo negociado.

"Para ele era muito importante que lhe garantam segurança para ficar no país... Embora isso não vá impedi-lo de viajar ao exterior quando quiser ou precisar", afirmou a fonte.

A queda rápida de Mugabe foi desencadeada após o ex-ditador afastar Mnangagwa do cargo de vice-presidente, fortalecendo a primeira-dama Grace como sua sucessora no comando do país.

Segundo o "Guardian", além de Mugabe, Grace e o restante da família também receberão a imunidade e terão a garantia de segurança.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-ditador do Zimbábue, Mugabe recebeu imunidade para renunciar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!