MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Lena Dunham pede desculpas após defender roteirista acusado de estupro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A atriz, diretora e escritora Lena Dunham, cocriadora de "Girls", pediu desculpas por defender Murray Miller, roteirista e produtor da série, acusado pela atriz Aurora Perrineau de estuprá-la em 2012, quando tinha 17 anos. "T

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.11.2017, 23:00:00 Editado em 21.11.2017, 23:00:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A atriz, diretora e escritora Lena Dunham, cocriadora de "Girls", pediu desculpas por defender Murray Miller, roteirista e produtor da série, acusado pela atriz Aurora Perrineau de estuprá-la em 2012, quando tinha 17 anos.

continua após publicidade

"Toda mulher que se manifeste [com relação a acusações de cunho sexual] deve ser ouvida, inteira e completamente", disse nesta segunda-feira (20) Dunham, tida por muitos como símbolo do feminismo nos anos 2010.

Antes, contudo, Dunham e a colega Jennifer Konner, também diretora de "Girls", haviam divulgado um comunicado em que defendiam o roteirista.

continua após publicidade

No texto, citando "informações internas", elas classificavam a acusação de Perrineau como mentirosa.

"Nossas informações internas sobre a situação de Murray nos deixam confiantes de que infelizmente essa acusação é um entre os 3 por cento de casos de estupro que são reportados indevidamente todo ano", dizia o texto. "Nós apoiamos Murray e isso é tudo o que diremos sobre esse tema."

Miller foi acusado de estupro, na última sexta-feira (17), pela atriz Aurora Perrineau, protagonista do filme-musical "Jem and the Holograms" (2015).

continua após publicidade

Em depoimento à polícia de Los Angeles, Perrineau disse ter conhecido Miller enquanto bebia com amigos no bar do hotel L.A.'s Standard, em 2012. À época, a atriz tinha 17 anos.

Miller teria convidado ela e amigos para ir à casa dele, segundo a atriz, que diz ter adormecido e acordado com o roteirista sobre ela, "em meio a uma relação sexual", afirma.

"Em dado momento, acordei na cama dele, nua. Ele estava em cima de mim em meio a uma relação sexual. Eu surtei e fiquei extremamente chateada e traumatizada. Em nenhum momento consenti com qualquer contato sexual com Murray", disse Perrineau em um comunicado à imprensa.

continua após publicidade

O advogado de Miller, Matthew Walerstein, afirmou à Associated Press que o roteirista "categorica e veementemente" nega as alegações de Perrineau e que sua equipe jurídica "reuniu evidências de contradições nessas alegações falsas e ofensivas".

'FEMINISMO BRANCO'

continua após publicidade

O posicionamento inicial de Dunham foi duramente criticado pela aparente contradição com relação ao que já disse a respeito da credibilidade de vítimas mulheres.

Em agosto, por exemplo, Dunham publicou no Twitter:

"Coisas sobre as quais as mulheres mentem: o que elas comeram no almoço. Coisas sobre as quais as mulheres não mentem: estupro."

continua após publicidade

Dunham também foi questionada por praticar suposto preconceito racial. Perrineau é descrita como negra pela imprensa norte-americana, onde foram reforçadas críticas já anteriormente citadas a um "feminismo branco" da autora de "Girls".

Após as reações, Dunham afirmou que "como feministas, vivemos e morremos por nossa postura política, e acreditar nas mulheres é a primeira escolha que fazemos todos os dias ao acordar".

"Até que sejamos todas acreditadas, nenhuma de nós será acreditada. Nós pedimos desculpas a qualquer mulher que tenha se sentido desapontada."

Em resposta, a escritora Zinzi Clemmons publicou um comunicado anunciando que não seguirá como colaboradora da newsletter feminista "Lenny Letter", e encorajou outras mulheres negras a fazerem o mesmo.

"A todas as escritoras que estão indignadas com o que ela fez, eu as encorajo a fazer o mesmo que eu. Especialmente mulheres negras. Ela não pode ter nossas palavras se não pode nos respeitar."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Lena Dunham pede desculpas após defender roteirista acusado de estupro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!