MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Mugabe renuncia à Presidência do Zimbábue; ex-vice deve assumir

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, apresentou nesta terça-feira (21) sua renúncia ao cargo, dando fim a uma ditadura capitaneada por ele havia 37 anos. Mugabe, que comandava o país desde a independência, em 1980, enviou

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.11.2017, 18:50:00 Editado em 21.11.2017, 18:50:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, apresentou nesta terça-feira (21) sua renúncia ao cargo, dando fim a uma ditadura capitaneada por ele havia 37 anos.

continua após publicidade

Mugabe, que comandava o país desde a independência, em 1980, enviou uma carta ao Parlamento anunciando sua saída do cargo imediatamente. A Casa tinha marcado para esta terça uma sessão para aprovar o impeachment do ditador.

"Eu, Robert Mugabe, venho aqui apresentar formalmente minha renúncia como presidente do Zimbábue com efeito imediato", diz o documento, no qual Mugabe diz que a decisão aconteceu de modo "voluntário".

continua após publicidade

Coube ao presidente do Parlamento, Jacob Mudenda, anunciar a renúncia do ditador. Na sequência, ele cancelou o processo de impeachment, enquanto parte dos deputados dançava para comemorar.

Mudenda afirmou que o Parlamento agora vai concluir o procedimento legal necessário para a transição e disse esperar que o novo governo assuma o país até a quarta-feira (22).

A expectativa é que o ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa tome o lugar de Mugabe, que não indicou um sucessor em sua carta.

continua após publicidade

O secretário jurídico do antigo partido do ditador (Zanu-PF), Patrick Chinamasa, disse à Reuters na terça que Mnangagwa deve ser empossado na quarta (22) ou na quinta (23).

Outro dirigente da legenda afirmou à agência que o ex-vice estará à frente do país em 48 horas, no mais tardar. Também informou que ele deve cumprir o resto do mandato de Mugabe, que em tese terminaria em setembro de 2018, data prevista para as próximas eleições gerais zimbabuanas.

TRANSIÇÃO

continua após publicidade

Na carta de renúncia, Mugabe diz que a decisão de deixar o cargo visa garantir uma transição tranquila no país.

Com 93 anos, o ditador foi afastado do comando do país no dia 15, quando os militares detiveram ele e a primeira-dama, Grace Mugabe.

continua após publicidade

A partir de então, passou a ser pressionado pelos militares e antigos aliados, incluindo o próprio Mnangagwa, a apresentar sua renúncia, o que ele tinha se negado a fazer até esta terça.

O Zanu-PF destituiu Mugabe da presidência da sigla no domingo (19) e deu até a segunda (20) para que o ditador se afastasse do comando do país.

Mugabe, porém, fez um discurso transmitido pela TV no qual se recusou a deixar o cargo. Com isso, sua ex-sigla deu início ao processo de impeachment.

A ação dos militares ocorreu depois que o ditador afastou Mnangagwa do cargo de vice-presidente, sinalizando que passaria o poder para a primeira-dama.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, comemorou a renúncia e disse que o ato permite ao Zimbábue "abrir um caminho caminho livre da opressão". O país foi uma colônia do Reino Unido até a independência, em 1980.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Mugabe renuncia à Presidência do Zimbábue; ex-vice deve assumir"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!