MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Asteroide de 400 metros atravessa o Sistema Solar e intriga astrônomos

Com cerca de 400 metros de comprimento, o primeiro corpo celeste interestelar detectado pelos cientistas é cerca de dez vezes mais comprido do que largo. Astrônomos supõem que o asteroide tem uma composição rochosa rica em matais.Detectado em outubro, o m

Da Redação

·
Concepção artística do asteroide Oumuamua: viajante espacial veloz e intrigante - Foto: European Southern Observatory/M. Kornmesser- NASA
Icone Camera Foto por Reprodução
Concepção artística do asteroide Oumuamua: viajante espacial veloz e intrigante - Foto: European Southern Observatory/M. Kornmesser- NASA
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.11.2017, 11:21:00 Editado em 21.11.2017, 11:24:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com cerca de 400 metros de comprimento, o primeiro corpo celeste interestelar detectado pelos cientistas é cerca de dez vezes mais comprido do que largo. Astrônomos supõem que o asteroide tem uma composição rochosa rica em matais.

continua após publicidade

Detectado em outubro, o misterioso objeto em forma de charuto pode ser originário de um outro sistema solar. Essa é pelo menos a convicção dos cientistas exposta num artigo publicado pela revista Nature e reproduzido pelo portal da NASA. O asteroide foi batizado de Oumuamua, que significa Mensageiro.

“Que descoberta fascinante!”, afirma Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. “É um visitante estranho de um sistema estelar distante. Seu formato não se assemelha ao de nenhum objeto que já tenhamos visto na vizinhança do Sistema Solar.”, acrescenta.

continua após publicidade

O asteroide foi descoberto em 19 de outubro pela equipe que opera o telescópio Pan-STARRS1, da Universidade do Havaí, e ganhou o nome de Oumuamua, depois que uma rede de telescópios ao redor do planeta passou a acompanhar o intrigante objeto espacial – incluindo o imenso telescópio do European Southern Observatory no deserto de Atacama, no Chile.

O Oumuamua também foi rastreado pelos telescópios espaciais Hubble e Spitzer, da NASA, que giram na órbita terrestre. Inicialmente, pensou-se que se tratava de um cometa. Mas a observação de sua trajetória e de sua velocidade permitiu concluir que era um asteroide e que veio de fora do Sistema Solar.

Comprimento e diâmetro
O Oumuamua tem cerca de 400 metros de comprimento, mas apenas cerca de 40 metros de diâmetro. É feito de rocha com alto teor de metal e gira como uma broca, dando uma volta a cada 7,3 horas.

continua após publicidade

Vagando pela Via Láctea
O estudo publicado ontem na revista científica Nature detalha ainda que o Oumuamua está, provavelmente, vagando pela Via Láctea há centenas de milhões de anos. Ele passou pelo Sol a 87,3 quilômetros por segundo. Nessa velocidade, deve escapar do alcance dos telescópios em poucas semanas.

Veja vídeo da NASA sobre o Oumuamua

Com informações, vídeo e foto do portal da NASA

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Asteroide de 400 metros atravessa o Sistema Solar e intriga astrônomos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!