MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Censurada na China, instalação de Miguel Rio Branco é exposta no Rio

ISABELLA MENON* RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O artista plástico, fotógrafo e escultor Miguel Rio Branco, que teve a obra "Sob as Estrelas, As Cinzas" censurada pelo governo chinês na quarta (15), disse que não lhe foi explicado o motivo da censura. M

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2017, 13:10:00 Editado em 17.11.2017, 13:10:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ISABELLA MENON*

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O artista plástico, fotógrafo e escultor Miguel Rio Branco, que teve a obra "Sob as Estrelas, As Cinzas" censurada pelo governo chinês na quarta (15), disse que não lhe foi explicado o motivo da censura. Mas ele a credita ao conteúdo violento da obra. "Em uma ditadura, não tem que se explicar nada."

Rio Branco estava escalado para expor na 6ª Trienal de Fotografia de Guangzhou, na China. Na obra, o artista une fotografias de tribos indígenas a imagens de estrelas e fotos da seção policial do jornal "O Povo" -publicação da chamada "mídia marrom", o periódico reproduzia fortes imagens de assassinatos.

continua após publicidade

"Sob as Estrelas, As Cinzas" pode ser vista na exposição que leva o nome do artista, inaugurada na Oi Futuro, no Rio, na última quinta (16).

A videoinstalação foi realizada em 1992, para a exposição "Arte Amazonas", época do Eco92. Segundo o artista, o "trabalho é sobre a violência nata do homem".

"Isso pode se desenvolver desde os índios protegendo seus terrenos ou uma proteção do terreno sobre a perversidade do traficante de drogas."

continua após publicidade

"É violento, mas eu acho que o trabalho não mostra as cenas de forma exibicionista", relata o artista. "Os cadáveres são fotos que eu tratei para não deixarem tão violentos."

Apesar do ocorrido, ele acredita que o governo brasileiro é pior do que o chinês."Vivemos em uma democracia de bandidos."

"Os políticos têm que entender que trabalham para o povo e não para ganhar dinheiro", afirma. "Lá [na China], pelo menos não tem problema de corrupção."

continua após publicidade

MIGUEL RIO BRANCO

QUANDO até 28 de janeiro de 2018

ONDE Oi Futuro, r. Dois de Dezembro, 63, Rio, tel. (‭21) 3131-3060‬

QUANTO entrada gratuita

*A jornalista ISABELLA MENON viajou a convite do Oi Futuro

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Censurada na China, instalação de Miguel Rio Branco é exposta no Rio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!