MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ganhador do 'Fóssil do Dia' na COP-23, Brasil quer hospedar a COP-25

ANA CAROLINA AMARAL BONN, ALEMANHA (FOLHAPRESS) - O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou na tarde desta quarta-feira (15) a candidatura brasileira para sediar a COP-25, que deve acontecer no final de 2019. "O Brasil tem uma longa história de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.11.2017, 18:50:00 Editado em 15.11.2017, 18:50:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ANA CAROLINA AMARAL

continua após publicidade

BONN, ALEMANHA (FOLHAPRESS) - O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, anunciou na tarde desta quarta-feira (15) a candidatura brasileira para sediar a COP-25, que deve acontecer no final de 2019.

"O Brasil tem uma longa história de construção de pontes entre países, e espera continuar essa tradição", afirmou o ministro, que também gravou o anúncio em vídeo para o Twitter (https://twitter.com/mmeioambiente/status/930789968095666176).

continua após publicidade

O Brasil marca a história da Convenção do Clima como anfitrião da "Rio 92", Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que inaugurou a Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, dando largada para a série de negociações entre os países sobre o clima. Vinte anos depois, em 2012 o Brasil hospedeu a "Rio+20", cujas negociações levaram à agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Com a edição de 2018 prevista para acontecer na Polônia, é esperado que um país da região da América Latina e Caribe sedie uma das próximas COPs do Clima.

FÓSSIL DO DIA

continua após publicidade

Antes mesmo da candidatura a anfitrião da COP, o Brasil já chamava a atenção nesta quarta (15). A tramitação no Congresso da MP 795, que concede subsídios ao setor de petróleo e gás em até R$ 1 trilhão nos próximos vinte anos, levou a rede CAN, composta por 1100 ONGs de 120 países, a eleger o Brasil para o prêmio "Fóssil do Dia". Tradicional nas negociações climáticas desde 1999, o prêmio é entregue a países que andam contra o acordo climático -nas negociações ou nas políticas domésticas.

Durante a premiação, os representantes da CAN leram sua justificativa, que critica diretamente o presidente brasileiro, por ser responsável pela edição da Medida Provisória. "A taxa de aprovação pública de Temer é de 3%, aproximadamente a mesma que a margem de erro das pesquisas", alfineta a declaração, também citando um tweet (https://twitter.com/ANPgovbr/status/910203787402412032) publicado por um funcionário da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

"Como um funcionário do governo disse com franqueza, 'o mundo está indo em direção a uma economia de baixo carbono. Haverá petróleo no chão, e esperamos que não seja nosso', cita a declaração, concluindo que "o governo brasileiro parece estar totalmente ciente de que está cometendo uma falta".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ganhador do 'Fóssil do Dia' na COP-23, Brasil quer hospedar a COP-25"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!