MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Em visita à Catalunha, premiê da Espanha pede a empresas que fiquem

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, realizou neste domingo (12) sua primeira visita à Catalunha desde foi destituído o governo regional. A visita ocorre um dia após uma grande manifestação em Barcelona, com cerca d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.11.2017, 12:55:00 Editado em 12.11.2017, 12:55:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, realizou neste domingo (12) sua primeira visita à Catalunha desde foi destituído o governo regional.

continua após publicidade

A visita ocorre um dia após uma grande manifestação em Barcelona, com cerca de 750 mil pessoas -de acordo com estimativa da polícia catalã- pedir a libertação de líderes independentistas da Catalunha.

Dez dirigentes ligados à fracassada tentativa de separação da região espanhola estão sob prisão preventiva desde o último dia 2, sob a acusação de sedição e rebelião ao descumprirem sentenças do Tribunal Constitucional que ordenavam a interrupção do processo.

continua após publicidade

Rajoy declarou que tem como objetivo recuperar a "Catalunha de todos" e pediu "a todas as empresas que trabalham ou tenham trabalhado na Catalunha" que não deixem a região, como fizeram quase 2.400 firmas desde o início de outubro, quando foi realizado o plebiscito pela independência da região.

Em uma reunião do Partido Popular para as eleições regionais de 21 de dezembro, o primeiro-ministro rechaçou as acusações de autoritarismo. "Nós restabelecemos a ordem legal e democrática, isso é o que ocorreu, e não outra coisa", afirmou.

De acordo com ele, as medidas de exceção só devem ser adotadas quando não há outra via, ao explicar a aplicação do artigo 155, que permitiu destituir o governo regional, dissolver o parlamento e convocar eleições.

continua após publicidade

"Não pode um governo, nem aqui nem em nenhum país democrático do mundo, instalar-se na ilegalidade", afirmou.

Durante a breve visita, Rajoy esteve acompanhado da ministra da Defesa, María Dolores de Cospedal.

"Temos que recuperar a Catalunha sensata, pacífica, empreendedora e dinâmica, acolhedora e aberta, segura e fiel, respeitosa e respeitada que tanto contribuiu para o progresso da Espanha e da Europa", afirmou.

O ex-líder destituído da Catalunha Carles Puigdemont continua em Bruxelas, onde houve neste domingo (12) manifestações em favor dos independentistas da Catalunha, e não manifestou intenção de retornar à Espanha. Contra ele há uma ordem de prisão emitida pela Justiça espanhola.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Em visita à Catalunha, premiê da Espanha pede a empresas que fiquem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!