Conceito artístico de um exoplaneta e disco de detritos orbitando uma anã branca Imagem: NASA / JPL-Caltech
Publicado em 09.11.2017, 12:31:00 Editado em 09.11.2017, 12:40:15

Cientistas do Instituto Coreano de Astronomia e Ciência Espacial (Coreia do Sul) anunciaram ter localizado um exoplaneta gigante no 'coração' da Via Láctea. A pesquisa teve como base imagens de alta resolução, registradas pelos telescópios Spitzer da NASA e Experimento de Lente Óptica Gravitacional (OGLE).

O novo planeta, batizado de OGLE-2016-BLG-1190Lb pelos cientistas, tem massa 13,4 vezes maior do que a de Júpiter e gira ao redor da estrela anã G.

O OGLE-2016-BLG-1190Lb completa sua órbita aproximadamente cada 3 anos terrestres e está a uma à distância de 22.000 anos-luz da Terra, no centro do bojo galáctico da Via Láctea (bojo é um grupo esferoide de estrelas encontrado na região central da maioria das galáxias espirais).

Desta forma, encontrar qualquer corpo celeste localizado nesta área da galáxia é um trabalho difícil por conta da grande quantidade de estrelas situadas e distribuídas de maneira caótica naquela parte do espaço sideral.

Com informações do portal Phys.org.

Deixe seu comentário sobre: "Astrônomos afirmam ter descoberto exoplaneta gigante no 'coração' da nossa galáxia"