MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Primeira guarda municipal transgênero do Paraná já usa nome social

A guarda municipal Valkyria Menna, 43 anos, precisou de muita paciência para esperar vários anos até que pudesse ser chamada assim dentro da corporação onde trabalha, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Ela nasceu homem, casou co

Da Redação

·
Valkyria é a primeira guarda municipal transgênero do Paraná  - Foto: Reprodução/Banda B
Icone Camera Foto por Reprodução
Valkyria é a primeira guarda municipal transgênero do Paraná - Foto: Reprodução/Banda B
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.11.2017, 09:49:00 Editado em 09.11.2017, 10:00:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A guarda municipal Valkyria Menna, 43 anos, precisou de muita paciência para esperar vários anos até que pudesse ser chamada assim dentro da corporação onde trabalha, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Ela nasceu homem, casou com uma mulher e teve duas filhas – hoje, com 5 e 11 anos. Mas, nunca se aceitou como homem. 

continua após publicidade

Valkyria é a primeira guarda municipal transgênero do Paraná. Por definição, uma pessoa transgênero é aquela que se identifica com um gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo atribuído no momento do nascimento.

Valkyria atua na Guarda Municipal de São José dos Pinhais há 12 anos, mas somente há doze meses procurou os superiores da corporação para reivindicar o reconhecimento da mudança de gênero e, assim, conquistar o uso do nome social. Mesmo diferente para muitos colegas, Valkyria disse que teve boa aceitação.

continua após publicidade

“Eles me respeitam, alguns já conseguem me tratar pelo nome, outros falam da dificuldade pelo tempo que me conhecem e pelo costume, e eu respeito isso deles, também. Pensei que seria bem pior por ser uma profissão que tem um certo preconceito contra mulheres, mas isso vai ser vencido aos poucos. Me surpreendi porque fui bem aceita”, relatou ao portal da Rádio Banda B.

Depois da conquista do nome social no ambiente de trabalho, a guarda municipal já está com tudo pronto para dar entrada na justiça para alterar o nome nos documentos de identificação.

As informações são do portal da Rádio Banda B

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Primeira guarda municipal transgênero do Paraná já usa nome social"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!