Mais lidas
Cotidiano

Prefeitura de São Paulo muda forma de envio dos boletos de IPTU em 2018

.

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os boletos do IPTU serão enviados de maneira diferente a partir do próximo ano. A partir de 2018, o contribuinte paulistano receberá dois boletos no ano, em vez de um a cada mês.

O primeiro será no início do ano com o lançamento do imposto e as primeiras parcelas, e o segundo, posteriormente, com os códigos de barra e a descrição do pagamento das demais parcelas.

A mudança anunciada pela Prefeitura de São Paulo nesta quarta-feira (8) tem como justificativa limitar a chance de golpes com boletos falsos, mas tem motivação financeira também -segundo a gestão municipal, a economia com a operação vai diminuir em cerca de R$ 20 milhões os custos da prefeitura, e é ambientalmente menos nociva por reduzir o uso de papel.

Os contribuintes receberão um comunicado no início do ano detalhando as datas e formas de pagamento, permitindo tanto a quitação de forma única como o parcelamento. O pagamento do IPTU seguirá podendo ser feito em caixas automáticos, via internet banking ou por débito automático em conta corrente.

REAJUSTE

Tendo em vista a concorrência à Presidência nas próximas eleições, o prefeito João Doria (PSDB) decidiu em setembro manter a base de cobrança do IPTU congelada no ano eleitoral de 2018. O reajuste será apenas inflacionário, em torno de 3%, e poupa o tucano de desgaste com os eleitores.

A gestão tucana tem investido na malha fina do imposto predial, realizando cobranças retroativas de impostos irregulares e, com isso, onerando mesmo cidadãos que já quitaram a cobrança do IPTU 2017. A medida é uma forma de Doria abastecer o caixa da prefeitura.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber