MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Democrata, Bill de Blasio é reeleito em Nova York

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Bill de Blasio foi reeleito como prefeito de Nova York na noite desta terça-feira (7). O prefeito foi o primeiro político do partido democrata reeleito na cidade desde Edward Koch em 1985. O democrata, que ignorou acenos de m

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.11.2017, 09:30:00 Editado em 08.11.2017, 09:30:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Bill de Blasio foi reeleito como prefeito de Nova York na noite desta terça-feira (7). O prefeito foi o primeiro político do partido democrata reeleito na cidade desde Edward Koch em 1985.

continua após publicidade

O democrata, que ignorou acenos de milionários em seus primeiros quatro anos no comando da maior metrópole americana, recebeu 66,1% dos votos. Já a sua rival republicana, Nicole Malliotakis, havia recebido 28,1% dos votos, após a apuração de 97% das urnas, segundo a imprensa local.

De Blasio, que afirmou que sua reeleição "envia uma mensagem à Casa Branca", aproveitou sua campanha -e seu discurso de vitória- para fazer uma espécie de manifesto anti-Trump.

continua após publicidade

"Se você se volta contra os valores de sua cidade natal, sua cidade resistirá", disse De Blasio em referência ao presidente, nascido na metrópole, diante de simpatizantes reunidos no Brooklyn Museum. Às vésperas da eleição, o democrata levou ao palanque nomes fortes de sua legenda, como os senadores Bernie Sanders e Elizabeth Warren, possíveis presidenciáveis em 2020 depois do naufrágio de Hillary Clinton.

Sua estratégia foi fazer de Nova York um reduto de resistência às políticas anti-imigração de Trump. Ele se aproveitou, aliás, no ódio ao presidente, que amarga os piores índices de aprovação de um ocupante da Casa Branca no fim do primeiro ano de mandato: 59% rejeitam o republicano.

Em defesa de sua agenda progressista, o prefeito comprou brigas com a polícia, que criticava pela abordagem agressiva a suspeitos, em especial a negros, e conseguiu baixar a criminalidade.

Ele ainda deu benefícios a trabalhadores, como remuneração durante afastamentos por motivos de saúde, garantiu acesso à pré-escola a todos os alunos da rede pública e se esforçou para ampliar a oferta de moradia subsidiada aos mais pobres, embora o número de sem-teto na cidade tenha aumentado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Democrata, Bill de Blasio é reeleito em Nova York"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!