MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Arábia Saudita prende dezenas de príncipes e ministros por corrupção

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Arábia Saudita decretou neste domingo (5) a prisão de onze príncipes e dezenas de ministros e antigos secretários de Estado por corrupção, em uma ação sem precedentes em que o príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, 32, busca

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.11.2017, 09:35:00 Editado em 05.11.2017, 09:35:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Arábia Saudita decretou neste domingo (5) a prisão de onze príncipes e dezenas de ministros e antigos secretários de Estado por corrupção, em uma ação sem precedentes em que o príncipe herdeiro Mohamed bin Salman, 32, busca consolidar seu poder.

continua após publicidade

Foram ainda destituídos o chefe da Guarda Nacional, o chefe da Marinha e o ministro da Economia.

Segundo a agência de notícias Associated Press o príncipe bilionário Alwaleed bin Talal, com inúmeros negócios com o Ocidente, está entre os presos, além de dois filhos do falecido rei Abdullah.

continua após publicidade

As prisões ocorrem logo após a emissão de um decreto real criando uma comissão anticorrupção liderada pelo príncipe herdeiro.

"A prátia não vai existir a menos que a corrupção seja arrancada pela raiz e os corruptos sejam responsabilizados", disse o decreto real.

Segundo a agência estatal saudita SPA, o objetivo a comissão era "preservar a riqueza estatal, castigar os corruptos e quem se aproveitou de seus cargos".

continua após publicidade

O Conselho de Clérigos disse no Twitter que os esforços contra a corrupção são "tão importantes quanto a luta contra o terrorismo", o que implica um respaldo religioso à operação.

"A amplitude e a escala das prisões parece não ter precedentes na história saudita moderna", afirmou Kristian Ulrichsen, analista do Baker Institute da Universidade Rice.

As prisões estão sendo interpretadas como um meio de silenciar a oposição às reformas que o príncipe herdeiro tenta implantar no país.

continua após publicidade

No mês passado, ele prometeu em um fórum em Riad uma Arábia Saudita "moderada e tolerante".

Ele é considerado como a principal autoridade responsável pelo fim, em setembro, da proibição das mulheres sauditas a dirigir.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Arábia Saudita prende dezenas de príncipes e ministros por corrupção"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!