Cotidiano

Educação oferta cursos técnicos na área de alimentação

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Educação oferta cursos técnicos na área de alimentação
Educação oferta cursos técnicos na área de alimentação

As inscrições para os Cursos de Educação Profissional da rede estadual de ensino do Paraná estão abertas até 8 de novembro. Os interessados devem procurar diretamente um colégio estadual em que o curso que deseja fazer é ofertado. A inscrição para os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) e para Colégios Agrícolas e Florestal pode ser feita pela internet na página da instituição de ensino. São cerca de 50 opções de cursos.

continua após publicidade

O Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro, em Paranavaí (Região Noroeste), está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Cozinha na forma subsequente, para quem já concluiu o ensino médio ou equivalente. Na escola 52 estudantes estão matriculados no curso, que tem duração de apenas um ano. “Nossos técnicos em Cozinha encontram emprego em restaurantes, hotéis, na indústria de alimentos. Eles aprendem desde a conservação, a organização e apresentação de alimentos, para buffets, festas e eventos, por exemplo”, explica Sandra Aparecida Ramos de Araujo, secretária do colégio.

No Colégio Estadual Polivalente, de Londrina (Região Norte Central), o Curso Técnico em Alimentos tem alunos na forma integrada, com duração de quatro anos, para quem concluiu o ensino fundamental ou equivalente, e subsequente, concluindo em apenas um ano e meio. “Empresas da região se deram conta da importância de um Técnico em Alimentos. Eles trabalham na inspeção, cuidados e controle tanto em empresas da área quanto na indústria de fabricação de alimentos”, conta Antonio Carlos de Camargo, diretor do colégio, que tem 69 alunos matriculados nas duas formas.

continua após publicidade

No Colégio Estadual Júlia Wanderley, em Curitiba, o Curso Técnico em Nutrição e Dietética conta com 198 alunos matriculados no três semestres de duração do curso, na forma subsequente. “O curso não é voltado para gastronomia especificamente, mas para questões de saúde. Ele ensina sobre o valor nutricional de alimentos e a elaboração de dietas para pessoas com restrições alimentares, inclusive quem está hospitalizado” diz Ilizandro dos Santos Schmit, técnico-administrativo do colégio.

INSCRIÇÕES – Os cursos profissionalizantes da rede estadual são oferecidos em 350 instituições de ensino de 184 municípios paranaenses. O local em que cada curso está disponível pode ser verificado no link www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos .

Os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição preenchida, RG e CPF (cópia e original), histórico escolar (original e cópia) ou declaração de conclusão de curso e declaração emitida pela instituição para o caso de aluno bolsista da rede privada, além de comprovante de renda familiar.