MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ato contesta festejos de centenário de texto-chave na criação de Israel

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na véspera do centenário da Declaração Balfour -marco na criação de um Estado judeu-, os palestinos realizaram nesta quarta-feira (1º) um protesto na Cisjordânia, enquanto Israel se prepara para celebrar o tema. No documento d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.11.2017, 11:55:00 Editado em 02.11.2017, 11:55:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na véspera do centenário da Declaração Balfour -marco na criação de um Estado judeu-, os palestinos realizaram nesta quarta-feira (1º) um protesto na Cisjordânia, enquanto Israel se prepara para celebrar o tema.

continua após publicidade

No documento de 1917, o então chefe da diplomacia britânica, Arthur James Balfour, anuncia o apoio do país à criação de um Estado judeu na região da Palestina -na época controlada pelo Império Turco-Otomano.

A mensagem foi dirigida a Lionel Walter Rotschild, o líder da comunidade judaica britânica.

continua após publicidade

Assim, a declaração é vista pelos judeus como a primeira vitória diplomática no processo que levou à criação de Israel 30 anos depois, em 1947.

Para celebrar os 100 anos do documento, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, vai participar nesta quinta-feira (2) de um jantar de gala em Londres ao lado da premiê britânica, Theresa May,

E a comemoração vai prosseguir na próxima semana, com uma sessão solene do Parlamento em Jerusalém em homenagem ao documento.

continua após publicidade

Já os palestinos marcaram uma série de manifestações para pedirem que o governo britânico peça desculpas pela declaração.

Nesta quarta (1º), um protesto convocada pelo artista e ativista Banksy aconteceu em Belém, na Cisjordânia, segundo o jornal inglês "The Guardian".

O ato, que Banksy chamou de uma "festa de rua", satirizou o jantar de gala. O artista revelou ainda uma nova obra sua, que mostra a rainha Elizabeth 2ª pedindo desculpas aos palestinos pela declaração.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ato contesta festejos de centenário de texto-chave na criação de Israel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!