Cotidiano

Erupções vulcânicas futuras podem causar perturbações climáticas com redução drástica de chuvas

Da Redação ·
Erupção do vulcão Calbuco, no Chile - Foto: AP/Imagem ilustrativa
Erupção do vulcão Calbuco, no Chile - Foto: AP/Imagem ilustrativa

Significativas erupções vulcânicas que ocorrerão no futuro terão potencial de prejudicar as temperaturas a nível mundial, conforme novo estudo realizado pelo Centro Nacional de Investigação Atmosférica (NCAR) e divulgado pelo portal Phys.org. Segundo cientistas, tais erupções terão um impacto maior que antes em decorrência de alterações climáticas.

continua após publicidade

Os autores do estudo analisaram a erupção cataclísmica do Monte Tambora na Indonésia, ocorrido em abril de 1815, e que evidentemente desencadeou assim o chamado "ano sem verão" em 1816.

Os pesquisadores descobriram que se alguma erupção similar ocorrer em 2085, as temperaturas cairão drasticamente, embora isso não seja suficiente para compensar o aquecimento futuro associado às mudanças climáticas.

continua após publicidade

Os cientistas afirmam que um esfriamento adicional depois dessa suposta erupção futura também diminuirá significativamente o número de chuvas que cai em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, os cientistas alertam que com temperaturas mais altas, os oceanos serão cada vez menos capazes de moderar os impactos climáticos causados por erupções vulcânicas.

Por conta da redução dessa capacidade dos oceanos, os pesquisadores preveem chegada dos "anos sem verão" em razão de erupções vulcânicas.