MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Astrônomos descobrem planeta gigante cuja existência contradiz teorias existentes

Astrônomos descobriram recentemente um planeta gigante, cuja existência era considerada improvável por cientistas. O corpo celeeste gasoso, chamado NGTS-1b, está situado na constelação de Pomba, a 600 anos-luz da Terra, tendo um tamanho quase igual ao de

Da Redação

·
Impressão artística do nascer do sol no planeta NGTS-1B CRÉDITO: UNIVERSITY OF WARWICK / MARK GARLICK
Icone Camera Foto por Reprodução
Impressão artística do nascer do sol no planeta NGTS-1B CRÉDITO: UNIVERSITY OF WARWICK / MARK GARLICK
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.11.2017, 09:44:00 Editado em 01.11.2017, 09:52:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Astrônomos descobriram recentemente um planeta gigante, cuja existência era considerada improvável por cientistas. O corpo celeeste gasoso, chamado NGTS-1b, está situado na constelação de Pomba, a 600 anos-luz da Terra, tendo um tamanho quase igual ao de Júpiter. Pesa 20% menos do que Júpiter e sua temperatura superficial atinge 530 °C. Um ano neste planeta equivale a 2,6 dias terrestres, enquanto sua distância do seu sol representa 3% da distância entre o Sol e a Terra.

continua após publicidade

De acordo com cálculos científicos, este planeta é apenas duas vezes menor do que o Sol, ao redor do qual gira. Desta forma, este é o maior planeta conhecido no universo com esses parâmetros.

"A descoberta do NGTS-1b foi uma grande surpresa para nós, pois não pensávamos que encontraríamos um planeta tão grande perto de uma estrela tão pequena. Isso põe em dúvida o que sabemos sobre a formação de planetas", afirmou o pesquisador Daniel Bayliss, da Universidade de Warwick (Reino Unido), citado pelo portal científico EurekAlert.

continua após publicidade

Teorias descartadas
A existência do NGTS-1b descarta teorias que afirmam que estrelas relativamente pequenas formam ao seu redor astros sólidos e não gigantes planetas gasosos por não ter material suficiente para tal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Astrônomos descobrem planeta gigante cuja existência contradiz teorias existentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!