MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Audiovisual não pode ser medido só em números, dizem pesquisadores

CAMILA GAMBIRASIO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O valor da produção audiovisual, assim como o de toda a cultura, não pode ser medido apenas com números. Entretanto, é necessário que se levante mais dados para que as políticas de incentivo à área tenham dev

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.10.2017, 18:35:00 Editado em 31.10.2017, 18:35:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

CAMILA GAMBIRASIO

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O valor da produção audiovisual, assim como o de toda a cultura, não pode ser medido apenas com números. Entretanto, é necessário que se levante mais dados para que as políticas de incentivo à área tenham devida sustentação.

Esses foram pontos trazidos pelos especialistas presentes na mesa que encerrou, nesta sexta-feira (27), o 1º Fórum Mostra-Folha, organizado pelo jornal Folha de S.Paulo em parceria com a 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A mediação foi de Ana Paula Sousa, coordenadora do evento.

continua após publicidade

"É um reducionismo olhar apenas para a dimensão econômica da cultura. Ela tem impactos não econômicos essenciais, que sozinhos justificam políticas públicas." disse André Moreira Cunha, professor da UFRGS.

Breno Sampaio, professor da UFPE, afirma que existe, entretanto, uma carência e dificuldade em obter dados que possam sustentar a tomada de decisão sobre as políticas de incentivo ao audiovisual no país. Ele citou estatísticas baseadas em demanda, mas ponderou que nenhum modelo abrange todas as complexidades da arte.

"Um modelo estatístico pode prever que a demanda de um filme será ruim, mesmo que ele tenha potencial para apresentar uma nova perspectiva artística. E isso tem um valor que não é mensurável", disse.

continua após publicidade

Apesar das ressalvas, o conhecimento desses números pode "permitir ao formador de políticas, ao empresário, aos participantes da indústria, se basear em dados para formar estratégias melhores para no futuro", acrescentou Gustavo Sampaio, também professor da UFPE, que, junto com Breno, desenvolve pesquisas sobre a demanda do cinema no Brasil.

Por esses motivos, a questão numérica do audiovisual, assim como seu impacto no cenário econômico nacional, também não deve ser menosprezada, avaliaram os especialistas. "Cada R$ 100 gerados no audiovisual geram quase R$ 250 para outros setores. Isso tem uma importância que precisa ser valorizada", disse André Moreira Cunha.

INTERNACIONALIZAÇÃO

continua após publicidade

Durante o debate, também foi abordada a questão da demanda internacional pelo cinema brasileiro. Mas a expressão das produções nacionais em outros países ainda é mínima, avaliou Paula Alves de Souza, chefe do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores. Para ela, ainda é difícil pensar em internacionalização enquanto a indústria não for plenamente desenvolvida.

Paula disse que alguns dos fatores que impedem que o cinema brasileiro ultrapasse fronteiras são a falta de capacitação internacional dos produtores e o próprio conteúdo produzido, que seria muito voltado ao público local. "Nosso conteúdo é autorreferencial, porque somos assim culturalmente."

A participação em festivais de cinema foi destacada como uma das principais formas de difundir nossas produções para fora. Catherine Ann Berger, diretora da Swiss Films, apontou que coproduções com outros países são estratégicas para atrair o público estrangeiro.

"Antes mesmo de vermos um filme, muitas coisas são levadas em consideração para definir seu potencial internacional", disse Catherine. "Mas as coproduções já têm muito potencial de viajar pelo mundo."

A diplomata concordou, citando como exemplo o Festival de Berlim. "Ainda temos que melhorar, mas o que vimos em Berlim foi um festival maduro, em que muitos filmes eram coproduções apoiadas pela Ancine. Nos causou grande orgulho."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Audiovisual não pode ser medido só em números, dizem pesquisadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!